5 coisas que você não deve fazer com as correntes do WhatsApp
Índice:
Rara é a semana em que não nos encontramos no WhatsApp com alguma corrente: aquelas mensagens que nos convidam a ser compartilhados e que nos oferecem uma infinidade de presentes, nos assustam com golpes inexistentes ou prometa-nos um emprego permanente. O componente imediato e viral do WhatsApp, que se comporta quase como uma rede social, é o terreno fértil perfeito para uma rede crescer cada vez mais. São comentários anônimos, parecem legítimos e atraentes demais para não acreditar neles e compartilhá-los com todos os nossos usuários
Dicas para identificar uma string
Vamos oferecer uma série de pistas que podem levar você a pensar que aquela mensagem atraente ou sensacionalista que lhe foi enviada é uma corrente. Se você for capaz de identificá-los, poderá combatê-los com eficácia.
Se são tão grandes que parecem inacreditáveis, são
Um emprego grátis na Mercadona, mil sapatilhas Nike de oferta no valor de 100 euros, um cupão de desconto na Zara para a tua cara bonita... Se quando lês uma mensagem do WhatsApp te achas demasiado bonita ser verdade é que, com toda probabilidade, é uma grande e enorme farsa.
Eles costumam ter erros ortográficos
Você pode ver que os cibercriminosos não costumavam frequentar muito as aulas de idiomas no ensino médio, porque as redes costumam estar cheias de erros gramaticais e ortográficos Se onde devia ir um 'ver' existe um 'ter', não duvides: o que te enviaram é uma grande e enorme corrente.
Anote a URL para a qual a string o envia
Sempre olhe para o endereço para o qual a cadeia é enviada: eles geralmente são substitutos das páginas oficiais (por exemplo, em vez de tuexperto.com poderíamos ler yourexpert- freeflights .com Se você suspeitar de um endereço de Internet, ignore-o.
O que você nunca deve fazer com uma corrente do WhatsApp?
Já identificamos a string. Agora, o que nunca devemos fazer com uma cadeia de WhatsApp? Deixamos-te 5 orientações ou dicas que deves seguir para não tornares uma cadeia em algo imparável e viral.
Sempre acredite neles
Eu me considero uma pessoa ingênua. Acredito na bondade dos estranhos e que eles não precisam me enganar. Geralmente sou uma pessoa crédula. Se você é como eu, no WhatsApp tem que ter pés de chumbo O primeiro impulso quando lemos uma corrente é compartilhá-la. Se não, não seriam correntes. E as intenções, sempre, sempre, são boas. As redes podem nos alertar sobre um golpe telefônico, nos prometer um emprego seguro, nos dar óculos de sol caríssimos ou tênis de luxo. E queremos que nossos amigos também aproveitem esta maravilhosa oferta. E nos sentimos tão gente boa que acabamos acreditando em tudo.
Então, o maior conselho que podemos dar a você a partir daqui é: leia a string duas vezes. Leia três vezes, se necessário. Mantenha seus impulsos sob controle. E não acredite em quase nada do que te falam no WhatsApp, principalmente se for bom demais para ser verdade.
Compartilhe imediatamente
Este ponto está diretamente relacionado ao anterior. Se uma corrente é verdadeira e com ela podemos desfrutar de vantagens, prêmios, conselhos, evitar fraudes... Por que não vou compartilhá-la? E mais: minha obrigação é compartilhá-lo, pois contém informações relevantes e valiosas. Nada está mais longe da realidade. Compartilhar uma corrente significa ser cúmplice do criador da corrente. As cadeias geralmente têm endereços de Internet que as pessoas inserem e, por meio de um formulário, são solicitadas a inserir seus dados pessoais As cadeias menos prejudiciais para O máximo que conseguem é obter seu email. Sim, sua bandeja de SPAM de e-mail estará cheia, mas pouco mais acontecerá com você.
O ruim é quando esse endereço na Internet contém um formulário de registro para um serviço de tarifa premium. Se algum formulário em qualquer página da Internet que você acessou por meio de um anúncio do WhatsApp solicitar seu número de telefone, não o coloque em hipótese algumaNem é preciso dizer que a mesma coisa aconteceria com os dados bancários.
Compartilhar a corrente é permitir que ela sobreviva. Não compartilhe em hipótese alguma, nem mesmo para avisar que são correntes. Notifique com seu próprio texto, como 'Não acredite na oferta gratuita da Nike se chegar até você via WhatsApp, é uma farsa'.
Não bloqueie o contato
Não estamos dizendo para você bloquear um bom amigo na primeira oportunidade de lhe enviar uma corrente de WhatsApp. Todos nós podemos escapar da mão e inadvertidamente enviar uma corrente, pensando que é uma mensagem completamente legítima. Mas se você tem entre seus contatos o típico colega que só faz mandar piadas de gosto duvidoso, vídeos de cunho pornográfico e dezenas de correntes todas as semanas (todos nós temos, tenho certeza) com certeza a única solução é bloqueá-lo
Antes de tomar essa decisão drástica, converse com ele e explique a ele os perigos de enviar correntes de forma sistemática. Se ainda persistir e continuar enviando strings, bloqueie. Para bloquear qualquer contato no WhatsApp, basta escolher esse contato e clicar no menu de três pontos que você pode ver na parte superior da tela. Em seguida, clique em 'Mais' e depois em 'Bloquear'. Você também pode usar isso se o contato em questão estiver incomodando você enviando SPAM ou por qualquer outro motivo.
Não verifique as informações
Não custa nada pesquisar na internet informações sobre o que diz a rede. É muito simples. Se a rede disser que a Nike está distribuindo tênis, acesse o site oficial da Nike. Se for a RyanAir, que está oferecendo voos pela Europa em seu aniversário, acesse a página da RyanAir. Se for a Mercadona, que está à procura de colaboradores e lhe oferece um emprego seguro com um clique num link, escreva 'Ofertas de emprego Mercadona' no seu computador.Empresas confiáveis e experientes nunca usarão o WhatsApp como principal meio para suas promoções (isso pode mudar com a chegada do WhatsApp Business onde, graças a uma checagem dupla, verificaremos se as empresas que falam conosco são reais e verdadeiras).
Falha ao denunciar possível fraude
OK. Caímos nas garras de uma corrente e fomos enganados. Não sabe que pode ir à esquadra mais próxima e apresentar queixa? Tire screenshots da cadeia, da forma que eles fizeram você escrever. Entre em contato pelo WhatsApp e denuncie a cadeia… Faça o que for, mas faça alguma coisa. Strings não devem ficar impunes pois colocam em risco a segurança de milhões de usuários em todo o mundo.
