Como configurar e usar o Google Home para conectar dispositivos em casa
Índice:
Os alto-falantes inteligentes são a última tendência para conectar os diferentes dispositivos em nossa casa. Um dos dispositivos mais importantes que chegaram ao nosso país neste setor é o Google Home.
Se você conseguiu um, mas está um pouco perdido, preparamos para você um pequeno tutorial para que você saiba o básicoe necessário em termos de configuração, e assim poder iniciá-lo o mais rápido possível.
Primeiros passos
A primeira coisa é conectá-lo à rede com o cabo. Veremos então como o Google Home começa a se animar, com as cores vermelho, azul e verde, até que a própria voz nos dê as boas-vindas. Nesse momento, seremos solicitados a usar o aplicativo Google Home para sincronizar com outros dispositivos que temos em casa. Podemos encontrá-lo na Play Store ou na App Store.
Ao entrar, devemos identificar-nos com uma conta do Gmail e ativar o bluetooth em nosso terminal. Nesse ponto, o aplicativo iniciará o processo de busca de um dispositivo. Quando o encontrarmos, devemos selecionar Continuar para vinculá-lo.
O pareamento será feito inicialmente via bluetooth, mas assim que o dispositivo for reconhecido, será solicitado que selecionemos uma rede Wi-Fi, que será a nova forma de comunicação entre o Google Home e nossos diferentes dispositivos em casa.
Google Assistant
É hora de configurar o Google Assistant para nosso Google Home. Primeiro teremos que estabelecer nossa localização, e depois selecionaremos o sistema de som que queremos vincular: Spotify, Google Music, Pandora, YouTube Music ou qualquer outro contratamos (exceto Apple Music, é claro).
Começaremos então a fazer testes de voz com o Google Assistente, aprendendo a pedir ao assistente para falar conosco sobre o dia, o tempo, bem como comandá-lo para tocar música. O app Google Home também nos incentivará a interromper quem está falando, seja para pedir que pare de falar ou para aumentar ou diminuir o volume do que está tocando.
Usar Chromecast
Além de interagir com o alto-falante do Google Home e pedir para tocar música, outro dos principais usos que ele terá é a reprodução de filmes. Para isso teremos que ter um Chromecast conectado à nossa televisão No app Google Home teremos a opção de buscar novos dispositivos, caso tenham não apareceram inicialmente e vinculá-los, da mesma forma que fizemos originalmente com o próprio Google Home. De qualquer forma, o próprio aplicativo nos enviará um aviso sempre que um novo dispositivo Google for instalado em casa.
Outros dispositivos
Além dos produtos Google, existem outros dispositivos associados que podemos conectar via bluetooth e WiFi usando o aplicativo Google Home. Os sistemas de programação de iluminação Philips Hue são um deles, assim como os termostatos da marca Nest (de propriedade do Google) ou o sistema Samsung SmarThings, para controlar eletrodomésticos da marca coreana.
Além dos alto-falantes do Google, também podemos conectar alguns compatíveis, como o Bang & Olufsen Beoplay A6. Por fim, se quisermos, ppodemos até vincular nossa fechadura com o Google Home August Smart Lock seria sua opção neste caso, uma fechadura inteligente que nós pode abrir ou fechar remotamente.
Uma vez que tenhamos esses dispositivos conectados, podemos usar o alto-falante inteligente para solicitar que uma ou outra ação seja realizada, sem ter que depender do próprio aplicativo. Podemos nos preparar para ter uma casa interconectada onde informações de trânsito, nossas músicas e filmes favoritos e muito mais estão a apenas uma voz de distância.
