Google Allo ou WhatsApp
Índice:
- Quem tem mais usuários
- Um assistente inteligente
- Funções extras, qual tem mais?
- Interface minimalista
- Multi plataforma
- Segurança e privacidade
- Então qual é o melhor?
Parece que o mundo dos aplicativos de mensagens atingiu um grau estático de maturidade. Se há alguns anos falávamos da briga entre WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e até Skype, parece que o tempo deu razão ao WhatsApp e ao Facebook (mesma empresa). Agora todo mundo usa o WhatsApp acima de muitas outras ferramentas. No entanto, está longe de ser o aplicativo de mensagens mais completo. O Google sabe disso e continua a fornecer suas ferramentas com recursos novos e atraentes.Mas é o suficiente? O que será preciso para destronar o WhatsApp? Colocamos esses dois aplicativos de mensagens frente a frente.
Quem tem mais usuários
É a base das ferramentas de mensagens, e o Google Allo sofre com isso. O aplicativo é mais ou menos conhecido, especialmente entre os usuários ativos do Android. No entanto, se a pessoa comum instalar o aplicativo, encontrará uma pequena lista de contatos disponíveis para conversar. E se não houver ninguém com quem conversar, não há muito mais que você possa fazer em uma ferramenta de mensagens Ok, aceitamos bate-papos com o assistente do Google. Na Google Play Store já acumula entre 10 e 50 milhões de downloads, no entanto não acreditamos que o seu número de utilizadores ativos seja muito grande se olharmos para a nossa própria experiência ou para as pesquisas que são feitas desta aplicação no próprio search da empresa. motor.
WhatsApp, por sua vez, já reúne mais de 1.200 milhões de usuários ativos em todo o mundo Pode não ser o aplicativo mais popular usado em diferentes países, mas é global. E este ponto é fundamental para saber que, ao adicionar qualquer contato, quase certamente podemos entrar em contato com o WhatsApp, e não com tanta certeza por meio de outros aplicativos como Telegram ou Google Allo.
Um assistente inteligente
Inteligência artificial, aprendizado de máquina e outros conceitos que pareciam futuristas apenas alguns anos atrás chegaram para ficar. E ser o mar de úteis. Pelo menos no caso do Google Allo, onde o assistente não só oferece chats individuais para passar o tempo, mas também ajuda a encontrar um lugar, anotar dúvidas ou encontrar mais informações sobre o que está sendo falado em um chat.Se você nunca usou, pode não chamar sua atenção, mas assim que você experimentar suas virtudes, se perguntará por que o WhatsApp não funciona em algo semelhante.
Por sua vez, o WhatsApp pode continuar adicionando várias funcionalidades para melhorar e expandir a experiência de comunicação. No entanto, parece totalmente desvinculado do reino dos assistentes. Talvez os responsáveis achem que é modismo, mas bots e assistentes são o primeiro passo para uma comunicação rica que nem exige que você saia do chat para buscar informações .
Funções extras, qual tem mais?
O Google chegou atrasado ao mundo das mensagens, mas com força. Dentro do Google Allo encontramos muitas características típicas de uma ferramenta atualizada em seu tempo.As opções para transcrever mensagens de áudio em texto já estão logo no app. Há também uma grande galeria de emoticons e adesivos para dar vida aos seus bate-papos. Como se isso não bastasse, quase não demorou a oferecer seu serviço por meio de diferentes plataformas, seja no celular ou no computador, e tudo vinculado a uma conta do Google para não perder conteúdo. Sem dúvida, funções que nem todos os aplicativos possuem.
WhatsApp percebeu isso e, no ano passado, eles parecem ter se unido. Aos poucos vamos vendo novidades para melhorar a experiência como bloquear na hora de gravar o áudio e não cortá-lo. Ou detalhes simples, como destacar mensagens, responder com uma citação ou mencionar usuários em bate-papos lotados. Também é multiplataforma, embora exija manter o celular sempre ativo para usar o WhatsApp Web e, claro, não pode ser usado em tablets no momento. Resumindo, o WhatsApp está cada vez melhor, mas parece estar sempre um passo atrás do que outras ferramentas oferecem, mesmo que você possa pagar.
Interface minimalista
Por muito tempo, o WhatsApp parece não querer mudar sua aparência. Com exceção de alguns ícones e do layout dos elementos, vimos pouco progresso nessa ferramenta nos últimos tempos. E cuidado, não é uma coisa ruim. Dessa forma consegue ancorar e fixar sua base de usuários, evitando enganá-los e mudar o lugar das coisas a que estamos acostumados. É bastante simples, mas desde o advento das chamadas de voz e vídeo parece ter desacelerado um pouco em sua busca por minimalismo e simplicidade.
E precisamente o minimalismo é o que podemos encontrar no Google Allo. Um aplicativo que se destaca por mostrar o conteúdo diretamente em uma tela em branco. Existem apenas duas telas principais no aplicativo: a lista de contatos e as conversas reais.Dessa forma não há opção para erro ou confusão Você só precisa escolher com quem falar e começar a falar. Um ponto que o WhatsApp também compartilhou anos atrás e que o levou a fazer sucesso entre usuários de todas as idades. Agora o Google Allo segue esse caminho, embora sem muito sucesso, apesar de, pessoalmente, o design minimalista tornar seu uso mais atraente e confortável.
Multi plataforma
Quem está acostumado a digitar ainda prefere as vantagens de um computador, com teclado e tela, do que um celular, por mais completo que seja. Especialmente se você tiver que gerenciar grupos ou comunidades para enviar muitas mensagens. Se quisermos todas as comodidades do WhatsApp ou do Google Allo, juntamente com o documento que estamos escrevendo, também podemos usar seus versões web Uma maneira muito prática de digitar rapidamente graças ao teclado físico do computador.
Ambas as ferramentas funcionam de forma semelhante neste caso. A versão web do WhatsApp e do Google Allo são meros reflexos do que acontece no celular Portanto, ele precisa estar ligado e conectado à Internet. Algo que não acontece no caso do Telegram. É uma desvantagem, pois precisamos ter tudo no celular, além de mantê-lo ativo. Além disso, o sistema de vinculação requer a leitura de um código QR, embora seja feito apenas uma vez.
Segurança e privacidade
Não temos reclamações sobre a segurança do Google Allo. E nem do WhatsApp. Apesar dos casos que ocasionalmente vêm à tona sobre vulnerabilidades do WhatsApp, eles geralmente são casos realmente isolados e muito difíceis para o usuário comum replicar, sem que o spoofing seja um problema opção viável hoje.
Gostamos que o WhatsApp tenha implementado detalhes como o código de acesso ao aplicativo que aparece eventualmente. Você tem que ativá-lo manualmente, sim, mas oferece uma proteção extra muito interessante para impedir que eles leiam nossas mensagens.
No Google Allo, não há violações de segurança conhecidas até o momento. Na verdade, o aplicativo possui chats anônimos, que são protegidos de ponta a ponta para que, mesmo que a informação seja roubada, ela não possa ser decifrada. Além disso, adicione a capacidade de conversas autodestruídas automaticamente para garantir que nada saia. Sem dúvida, a opção mais segura e privada.
Então qual é o melhor?
Não há dúvida de que o WhatsApp e o Google Allo evoluíram em direções diferentes. Enquanto o Google avança na vanguarda da funcionalidade e do design, o WhatsApp segue mais reticente e vai sendo construído aos poucos, com calma.Não parece obsoleto graças ao crescente número de usuários, que continua sendo seu maior valor e onde todos podem se comunicar.
No entanto, o uso de um ou outro não é exclusivo em nenhum caso É possível ter conversas privadas e aproveitar as virtudes do Google Assistant no Google Allo enquanto está em contato direto com todos no WhatsApp. Porém, se o Google não conseguir mais market share, é muito provável que o Allo acabe sendo mais uma tentativa fracassada em sua carreira.
