Spotify x Tidal
Índice:
A grande variedade de serviços de streaming de música nos faz pensar qual deles vale mais a pena pagar. O Spotify é um dos reis indiscutíveis do setor. Muito poucos o seguem. Especialmente se levarmos em conta seu extenso catálogo com mais de 30 milhões de músicas,ou sua interface limpa e simples. A verdade é que existe um que, podemos dizer, é capaz de rivalizar com a sua estatura, ou mesmo ultrapassá-lo em vários pontos como veremos a seguir. Aqui é o Tidal.
Este serviço está atualmente disponível na Vodafone de forma totalmente gratuita com as tarifas Red M e Red L. O seu ponto chave, e o que o diferencia enormemente do Spotify, é que oferece música com a mesma qualidade que nós tem nos CDs. Ou seja, em 44,1 kHz, taxa de bits de 16 bits e 1.411 kbps,cerca de quatro vezes a do Spotify. Se você está indeciso e quer saber se deve optar melhor pelo Tidal ou pelo Spotify, não deixe de continuar lendo. Comparamos esses dois serviços de streaming de música detalhe por detalhe.
Projeto
Se baixarmos os aplicativos Spotify e Tidal, veremos imediatamente que eles são muito semelhantes no nível do design. Parece que o Tidal é um clone de seu rival. A aparência de ambos é muito limpa e convida você a começar a procurar músicas de todos os tipos imediatamente. Ambos têm guias para navegar, pesquisar ou biblioteca (minhas músicas no caso do Tidal).O que f alta a este último é uma guia Rádio. Aqui o Spotify joga muito bem suas cartas, com diferentes listas personalizadas com as músicas relacionadas ao que ouvimos. Ou diferentes estações recomendadas com os artistas que tocamos com mais frequência no serviço. Há também estações por gênero: blues, clássica, country, funk…
Encontramos no Tidal, no Explorar, sugestões de artistas ou álbuns com base em nossos gostos. A verdade é que nesta secção é um pouco mais pobre que o seu rivalque é muito mais rápido e inteligente neste sentido. Da mesma forma, tanto no Spotify quanto no Tidal você pode encontrar músicas por gênero ou dependendo do nosso estado de espírito. Claro, o Spotify mostra algo mais visual com listas de músicas criadas para diferentes momentos. Aqui você também pode localizar notícias ou vídeos.
Parece que o Tidal dá mais prioridade em gêneros e humores a recomendações, novas músicas e álbuns adicionados ao serviço. Também para aqueles que estão há algum tempo na história da música e que merecem ser lembrados. Nesse sentido, principalmente se você dá mais prioridade a encontrar novas músicas ou relembrar velhos clássicos, o Tidal leva o prêmio. Se, por outro lado, você prefere um serviço que recomenda listas de músicas de acordo com seus gostos, o Spotify é para você. Podemos dizer que o Tidal está trabalhando mais para encontrar novas joias.
Qualidade de som
Se você se preocupa com a qualidade do som e quer aproveitar o melhor, temos que te dizer que aqui o Tidal ganha de longe.E este serviço tem uma assinatura HiFi mais cara baseado em FLAC, a mesma qualidade que temos nos CDs. Isso significa que podemos curtir uma música ou álbum em 44,1 kHz, 16 bits e taxa de bits de 1411 kbps. Como dissemos no início do artigo, é uma qualidade quatro vezes superior ao melhor do Spotify.
Para o resto, e removendo esta assinatura HiFi, Spotify e Tidal se comportam da mesma forma. Ambos têm qualidade normal a 96 kbit/s. Uma alta qualidade a 160 kbit/s ou uma qualidade máxima a 320 kbit/s. Também pode ser ajustado para que se torne automático, dependendo da rede à qual estamos conectados. Uma coisa que observamos é que em segundo plano Spotify funciona sem problemas no iOS mesmo quando o aplicativo da câmera está aberto. O mesmo não acontece com o Tidal, que é desativado ao usar este ou outros apps.
Contente
É verdade que o Spotify é um dos serviços de streaming de música com mais conteúdo. Tem mais de 30 milhões de músicas. No entanto, o Tidal, que iniciou sua jornada em 2014, conta atualmente com mais de 53 milhões de músicas. É uma diferença bastante marcante, que pode acabar nos convencendo se optarmos por um ou outro. Em benefício do Tidal, também diremos , que oferece mais de 200.000 videoclipes em qualidade HD, , além de conteúdo exclusivo de diferentes artistas renomados. Por ser o primeiro serviço de música online de artistas, encontramos conteúdos de Beyoncé, Kanye West, Rihanna ou do próprio Jay-Z. É fácil encontrar shows e outros vídeos no Tidal que você não consegue ver em outras plataformas. No momento, por exemplo, você tem um exclusivo do ColdPlay.
Preço
O preço também pode ser outro motivo para escolher um ou outro. Como dizemos, o Tidal está agora disponível gratuitamente para os utilizadores da Vodafone durante um ou dois anos, dependendo da tarifa (Red M ou Red L). Sem oferta, o seu preço é de 9 euros por mês para a modalidade premium e 18 euros por mês para HiFi. Por seu lado, o Spotify tem vários planos de preços à medida de cada cliente. Tem um plano premium normal de 10 euros por mês (1 euro mais caro que o Tidal). Outro Familiar também está disponível por 15 euros por mês ou bimestralmente por 2 euros, se o usarmos na PlayStation.
Ao contrário do Tidal, o Spotify também oferece descontos para estudantes com possibilidade de obter o serviço por 5 euros por mês. Obviamente, tanto o Tidal quanto o Spotify permitem que você experimente o serviço por um mês totalmente gratuito.
