Grindr tem compartilhado seu status de HIV com outras empresas
Índice:
- Seu status de HIV, compartilhado pelo Grindr com duas outras empresas
- Para organizações contra a AIDS o assunto é muito sério
Se você usa o Grindr, saiba que seu status de HIV (o vírus que transmite a AIDS) pode ter vazado para outras empresas. Conforme relatado pelo BuzzFeed por meio da SINTEF, uma organização norueguesa sem fins lucrativos, o aplicativo de namoro teria compartilhado informações sobre se seus usuários têm ou não HIV com outras empresas.
Seriam, segundo esta informação, duas empresas dedicadas a otimizar o funcionamento da aplicação. E que se chamam Apptimize e Localytics, segundo dados do BuzzFeed. Mas que tipo de dados foram compartilhados?
Seu status de HIV, compartilhado pelo Grindr com duas outras empresas
Quando você se inscreve no Grindr, um aplicativo de relacionamento para gays, bissexuais, transgêneros e queer, você pode reportar informações confidenciais sobre seu estado de saúde , como se você fosse portador do HIV Mas cuidado, isso não é tudo. Você também pode adicionar dados como quando foi a última vez que fez o teste ou se está tomando algum comprimido para combater essa doença.
O fato é que esses dados, de natureza tão sensível (qual a dúvida!) não teriam sido guardados a sete chaves. Parece que, como explica o BuzzFeed, essas informações são gerenciadas em conjunto com outras, que são gerenciadas por Apptimize e Localytics. Essas são duas empresas terceirizadas que ajudam o Grindr a fazer o aplicativo funcionar melhor.Assim, os dados sobre se você tem ou não HIV seriam usados juntamente com outras coordenadas tão óbvias quanto número de telefone, endereços de e-mail e dados de localização
E isso não passa de um problema. Porque, graças a esses dados adicionais, seria relativamente fácil identificar uma pessoa específica e vincular informações sobre seu status de HIV a ela. O que, obviamente, arruinaria qualquer resquício de privacidade e intimidade em um assunto tão sério quanto a saúde de todos.
O pior de tudo, o Grindr não teria apenas compartilhado esses dados para melhorar o desempenho de seu aplicativo. O BuzzFeed aponta diretamente para a reclamação feita pelo SINTEF, sobre o fato de o Grindr também ter fornecido outras informações relacionadas à sexualidade e relacionamentos dos usuários para fins publicitários.
Para organizações contra a AIDS o assunto é muito sério
Grindr é o único aplicativo de namoro que coleta informações tão sensíveis quanto o status de HIV das pessoas. Nas últimas horas, os responsáveis pelo aplicativo foram rápidos em apontar que Grindr não compartilha informações com terceiros e que quando o faz com empresas como Apptimize e Localytics, os Dados são transferidos de forma totalmente segura. E com todas as garantias de privacidade.
Além disso, de acordo com o BuzzFeed, eles se sentem injustiçados. Certamente por causa do escândalo que colocou o Facebook no olho do furacão por algumas semanas. Estamos nos referindo, é claro, ao caso Cambridge Analytica. Nas últimas horas, o Grindr anunciou que vai parar de compartilhar essas informações confidenciais.
Em todo o caso, as organizações que lutam contra a SIDA e apoiam as pessoas afectadas, não hesitaram em condenar este facto. Consideram, por um lado, que os utentes deveriam ter sido informados de forma mais clara sobre o facto de a informação sobre o seu estado serológico ser divulgada.
Disponibilizar dados para outras pessoas dessa forma pode colocar em risco a segurança e a saúde dos usuários, diz AIDS ACT UP New York. E acrescentam que uma empresa que se posiciona como defensora da comunidade LGTBQ deveria ter sido mais transparente na gestão desse tipo de dados.
