Se você é um usuário fiel do Telegram e viaja para a Rússia, diga adeus ao uso deste aplicativo. E é que um tribunal decretou a proibição deste serviço de mensagens naquele país Algo que pode ocorrer nas próximas horas ou dias para impedir que milhões de usuários de desta ferramenta se comunicam através dela. Felizmente, a liminar afeta apenas a Rússia e outros usuários poderão continuar usando o aplicativo de mensagens secreto e seguro sem problemas.
Os problemas entre o Telegram e o governo russo já duram algum tempo. Esta ordem judicial é a tradução do cabo de guerra que o serviço de vigilância russo Roskomnadzor teve com o Telegram Resultado promovido pelos constantes pedidos da Rússia para acessar a criptografia (codificação ) das mensagens do aplicativo. Ou seja, poder acessar o conteúdo das mensagens que os usuários trocam. Algo que o Telegram recusou categoricamente e que levou ao veto de seu serviço em seu próprio país de origem.
Em 2016, a Rússia aprovou fortes leis antiterrorismo. Entre elas estava a exigência de que serviços que transportam mensagens criptografadas entreguem suas senhas para que o governo revise o conteúdo. Desde aquele ano, o Telegram conseguiu escapar do mandato do governo russo, estremecendo suas relações e chegando ao atual ponto de tensão.
No momento não se sabe quando o bloqueio será efetivamente aplicado na Rússia. Enquanto a mídia russa afirma que o bloqueio será imediato, o jornal Financial Times garante que ele ocorrerá dentro de um mêss, quando os responsáveis pelo Telegram apelaram. Algo que pode dar aos usuários atuais muito espaço para alterar o aplicativo ou procurar soluções VPN para contornar as limitações da rede na Rússia.
Claro, o Telegram continuará funcionando no resto do mundo. E continuará a ser seguro e privado à medida que os eventos se desenrolam. E é que, embora não tenha conseguido lutar em número de usuários com o WhatsApp, conseguiu manter seu status e crescer em funcionalidades com todos aqueles usuários que precisam de um ambiente verdadeiramente seguro E permanecerá seguro se eles não entregarem as chaves de criptografia ao governo russo.
Seguiremos atentos aos próximos movimentos do governo russo e do aplicativo de mensagens Telegram.