5 aplicativos para aprender a programar do seu celular
Índice:
Quando se pensa em programação, a primeira coisa que vem à mente são intermináveis linhas e linhas de código. Embora esta seja a base de tudo, você deve saber que aprender a programar não precisa ser chato. Você sabia que pode aprender a programar até pelo celular?
Existem inúmeros aplicativos que podem nos ajudar a mergulhar nas diferentes linguagens de programação de forma agradável. Assim, você pode obter código de aprendizagem, não importa onde você estejaE por meio de tutoriais mais divertidos do que um livro sobre JavaScript.
Aqui apresentamos cinco aplicativos com os quais você pode aprender a programar. Você encontrará ferramentas especialmente pensadas para adultos, mas também opções interessantes para meninos e meninas que desejam começar desde muito pequenos. Continue lendo para descobri-los.
1. Gafanhoto
Vamos começar com uma novidade recente. Trata-se do Grasshopper, um aplicativo que acaba de ganhar destaque e no qual trabalharam internamente os funcionários do Google. Fizeram isso por meio do Laboratório de Produtos Experimentais Área 120.
Agora o Grasshopper é oficial e apesar de ser um produto de fábrica do Google, está disponível tanto para iOS quanto para Android.O aplicativo é atraente e dinâmico Por isso, embora aprender a programar prometa ser uma tarefa complicada, o Grasshopper torna tudo mais fácil.
Você começará com uma série de testes de conhecimento, com perguntas específicas sobre programação. E você poderá avançar e ganhar pontos à medida que avança. O que você aprenderá será a linguagem JavaScript e fará como se estivesse jogando. Quase sem perceber.
Lembre-se, no entanto, que o aplicativo é totalmente em inglês. Uma linguagem que, por outro lado, terá que dominar qualquer pessoa que se dedique – ou queira se dedicar no futuro – à programação. Grasshopper já está disponível E pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store ou na App Store.
2. Lightbot: Code Hour
E se aprendêssemos a programar desde pequenos? A moda da programação prematura se espalhou nos últimos tempos. E há cada vez mais pais e mães que incentivam seus filhos a se organizarem desde muito cedo É uma boa maneira de desenvolver as habilidades dos jovens. Lightbot: Code Hour é um aplicativo para isso.
É uma ferramenta que funciona como um jogo, claro. E que também é recomendado para crianças a partir dos quatro anos. O que já nos parece cedo o suficiente. No tabuleiro, esses pequenos programadores iniciantes encontrarão um robô e diferentes comandos
O jogo é organizado por níveis, de forma que o nível de dificuldade aumenta conforme o usuário avança. O objetivo é colocar ou programar os diferentes comandos para que o robô chegue ao seu destino e por fim acender a lâmpada.Os desafios aumentarão de nível e a criança aprenderá progressivamente.
Gostamos porque as instruções são claras e o aplicativo geralmente é bem desenvolvido. Temos certeza que despertará o interesse dos pequenos pela programação. Claro, se o inglês não for sua língua materna (geralmente, se não o tiverem como primeira ou segunda língua), eles terão que ter o apoio de um adulto que entenda as instruções Se preferir, baixe também para iOS.
3. Enki
Agora vamos a mais uma aplicação, neste caso para adultos que já deram os primeiros passos no mundo da programação. Embora comece no nível mais básico, Enki é uma boa fórmula para aprender um pouco de código todos os dias.
O aplicativo funciona como um curso intensivo de programação. A primeira coisa que você terá que fazer é ler a agenda e, em seguida, responder a algumas perguntas. É uma boa opção, seja você que está começando ou pretende revisar conhecimentos já aprendidos
Antes de tudo, você terá que selecionar pelo menos dois tipos de idiomas. Tem ao seu dispor as seguintes áreas de aprendizagem: Web, Python, JavaScript, Linux, Git, Java, Comp.Sci, SQL e Segurança. Depois de indicar seus interesses, Enki solicitará que você selecione seu nível (Iniciante, Familiar, Confiante ou Especialista).
A partir daí, o aplicativo se encarregará de ajustar a agenda e as perguntas Dessa forma, você pode começar de onde realmente precisa é interessante, ao invés de fazer do zero, se você já tinha algum conhecimento presumido. Quando estiver pronto, você terá que clicar no botão Estou pronto.
Você terá a opção de configurar quando quiser receber lembretes para começar a aprender código Então você terá que se cadastrar e poderá começar. Enki preparará os primeiros exercícios e você poderá começar a se aplicar a essa coisa de programação. Apreciá-lo. Está disponível para Android e iOS.
4. Central de Programação
Aprender os fundamentos da programação só pode ser alcançado estudando e lendo os fundamentos. Está claro. O Programming Hub é um aplicativo que vai te ajudar nessa tarefa, porque contém todas as informações que você precisa – básico – para aprender diferentes idiomas. Você tem, por exemplo, Java, C++, C, HTML, JavaScript, Python 2, CSS, C Avançado, Python Avançado, Java Avançado, Inteligência Artificial, C++ Avançado, Básico de TI, Redes de Computadores, Python 3, C (C Sharp) , Php, VB 6, Assembly 8086, SQL, Shell Script, VB.Net, JQuery, Programação R, Ruby e Swift. Como você pode ver, as opções são mais do que generosas.
Para aceder aos conteúdos terá de se registar (pode fazê-lo com uma conta Google) e desta forma também poderá guardar o seu progressoPouco a pouco você obterá informações e após a leitura, terá que responder a algumas breves perguntas para confirmar que entendeu tudo.
Os conteúdos estão muito bem elaborados, são claros e de fácil compreensão. Assim, embora a informação seja densa, o contexto e o design tornam o aprendizado agradável. O aplicativo também está disponível para iOS.
5. codeSpark Academy
E terminamos com mais um aplicativo para crianças começarem a aprender código desde muito pequenas. Nesse caso, vale dizer, codeSpark Academy é um aplicativo desenvolvido para crianças a partir do ano novoPortanto, se seu filho for menor, recomendamos que você vá diretamente ao Lightbot: Code Hour.
Primeiro, você precisará se registrar (como pai) com um endereço de e-mail. Em seguida, você precisará indicar a idade da criança. Primeiro, você pode desfrutar de um teste gratuito por sete dias. Se você estiver interessado, pode acessar a versão paga.
Achamos o aplicativo muito interessante porque oferece às crianças uma boa base de programação E o faz por meio de atividades lúdicas e lúdicas, apropriadas para a idade deles. Falamos de jogos, quebra-cabeças e outros projetos mais criativos, como criar seus próprios jogos e imprimir suas criações.
Se você tem vários filhos, saiba que pode criar até três perfis diferentes. Você poderá ver seu progresso e o aplicativo se encarregará de oferecer atividades e desafios de acordo com o conhecimento adquirido.É interessante que você saiba que o aplicativo foi desenvolvido em colaboração com o MIT e a Universidade de Princeton. Será que um pequeno grande programador vai sair daqui?