Índice:
Google percebeu que o Allo só é usado por sete pessoas (seis são seus funcionários) e decidiu que o Chat é a nova forma no mundo das mensagens no Android, segundo exclusivo do The Verge . Você pode estar pensando “Outro aplicativo de mensagens? A sério? Com o trabalho que dá para arrancar as pessoas das garras do WhatsApp e levá-las a experimentar o Telegram.” Na verdade, o Chat não é um novo aplicativo de mensagens.É um serviço baseado no padrão RCS (Rich Communication Services), e visa substituir o SMS. Ou seja, Chat teria um Perfil Universal, viria pré-instalado nos celulares e dependeria das operadoras Algo como o iMessage para iPhone.
A criação de bate-papo não é um movimento improvisado. O Google vem negociando há muito tempo para que operadoras de telefonia e fabricantes de celulares entrem no Perfil Universal para RCS. E parece estar funcionando. Até o momento, 55 operadoras e 11 fabricantes oferecem suporte nativo ao conjunto de serviços RCS. Na lista estão nomes como Samsung, LG, Telefónica, Vodafone, Orange, HTC, Huawei ou Asus Até a Microsoft está com o Google nessa. A Apple não quis se pronunciar, mas o novo padrão vem com força, então nenhuma possibilidade está descartada.
O que é (ou finge ser) Chat
Chat não será outro cliente de mensagens como WhatsApp, Telegram ou o pobre Allo.Sua pretensão é substituir o SMS. Ou seja, Chat será um novo conjunto de recursos que serão incorporados à ferramenta de mensagens que já temos em nossos telefones Android. Não serão simples mensagens de 160 caracteres entre duas pessoas. Graças ao RCS, os usuários agora terão recursos padrão à sua disposição, como envio de imagens e vídeos, notificações de "mensagem lida" e mensagens em grupo. Além disso, o Google pretende introduzir outras funções, como a busca por GIFs.
Na verdade, Chat é apenas um nome legal para o RCS Universal Profile. Ou seja, o Chat é um serviço baseado em operadora, não um serviço do Google. A ideia é que ele venha pré-instalado nos futuros celulares. Sendo padrão, se enviarmos uma mensagem para uma pessoa que não possui Chat ou não é usuário do Android, ela receberá um SMS tradicionalEnviar e receber mensagens usará seu plano de dados, então você não será cobrado mais do que nossa taxa mensal.
No entanto, assim como o SMS, não haverá criptografia de ponta a ponta, que o iPhone iMessage possui. O que supostamente ganharemos em universalidade, perderemos em segurança e privacidade.
Quando poderemos usar o Chat em nossos telefones?
O Google fez grandes progressos na implementação do novo padrão de mensagens. Em Redmond, eles garantem que o novo serviço de bate-papo estará disponível para a maioria dos usuários em um futuro próximo. Seu otimismo os deixa confiantes de que muitas operadoras darão o s alto no final de 2018
Por outro lado, quaisquer padrões de comunicação que dependam de operadoras e fabricantes podem ser comprometidos de várias maneiras.O Google tem uma atração, mas, por exemplo, um operador pode definir o Bing como o mecanismo de pesquisa padrão. Ou configure seu próprio cliente RCS. Quanto aos fabricantes, eles se movem em um mundo semelhante ao Velho Oeste. Muitos sorrisos de fora, mas ninguém realmente confia em ninguém.
É importante destacar que SMS são muito mais populares fora da Espanha O sucesso de aplicativos como WhatsApp ou Telegram em nosso país é devido ao preço abusivo que as mensagens de texto ainda possuem. Além dos Pirenéus, o SMS é quase sempre gratuito. Apesar da popularidade do WhatsApp, os usuários continuam recorrendo ao Android Messages, especialmente no mercado asiático. E o Google tem esse trunfo.
Em relação ao Allo, o Google tem preferido “deixar em pausa”. Ou seja, se és daqueles que usa o Allo, podes continuar a fazê-lo, mas não esperes demasiadas atualizações daqui para a frente.Embora o Google continue a ser relevante em outros aspectos das mensagens O Hangouts evoluiu para um aplicativo voltado para o mundo profissional e empresarial, onde tem o Slack como seu principal rival. Por sua vez, o aplicativo de videochamada Google Duo funciona muito bem, mesmo entre os proprietários de iPhone.
A implementação de um novo padrão pode parecer uma boa ideia. Se você tem um todo-poderoso como o Google atrás de você, pode parecer uma excelente ideia. Mas também poderia adicionar à lista de padrões que parecia, mas no final não.
