Índice:
Que alguns dos aplicativos que usamos todos os dias sabem tanto sobre nós quanto nossos melhores amigos é algo que já devemos levar em consideração. Acima de tudo, já sabendo o que alguns desses aplicativos são capazes de fazer com eles, como é o caso do escândalo da Cambridge Analytica e do Facebook. Não vamos deixar de usá-los por esse motivo, embora muitos tenham decidido fazê-lo, mas não custa nada ter um documento que nos informe claramente de quanta informação estamos falando.
Atualmente, o usuário pode baixar todas as informações pessoais coletadas pelo Facebook e Instagram. A esses dois se junta aquele que ainda não completaria o empório de Zuckerberg, o WhatsApp. Agora você pode baixar tudo o que o WhatsApp sabe sobre você, em um relatório detalhado que, no entanto, não estará acessível no momento, mas é uma espécie de 'comissão' . Dependendo do pedido, pode demorar no máximo 72 horas para chegar, mas no nosso caso em particular não tivemos que esperar mais do que um par.
O que o WhatsApp sabe sobre nós?
Para solicitar um relatório completo do que o WhatsApp sabe sobre você, faça o seguinte:
Certifique-se de ter a versão do Android 2.18.128. Para descobrir qual versão você tem em seu telefone, abra o Google Play e entre na página do aplicativo WhatsApp. Clique em 'Mais informações' e abaixe a tela completamente.Você pode ver o que baixou em 'Versão'.
Se a versão que você baixou corresponde ao número 2.18.128, abra seu aplicativo WhatsApp e entre no menu de três pontos localizado no canto superior direito da tela, em Iniciar. Mais tarde, inserimos 'Conta' e 'Solicitar informações. da minha conta'
Na tela que aparece abaixo veremos um botão através do qual podemos solicitar o relatório. Apertamos e, então, só teremos que esperar que chegue uma notificação que já temos o relatório disponível A notificação que recebemos vem na forma de uma mensagem WhatsApp comum.
Ao clicar na notificação, acessaremos a tela de solicitação de denúncia.Agora teremos que exportar o relatório, que vem em formato .zip compactado. Para isso basta clicar em 'Exportar relatório'. Aparecerá uma série de aplicativos para os quais podemos enviar o relatório e depois lê-lo. Enviámos o relatório para o nosso e-mail, pelo que pode selecionar 'Gmail' ou a aplicação que utiliza para gerir os seus e-mails.
Como ler seu relatório do WhatsApp
Uma vez enviado o relatório para o seu e-mail, procederemos à sua leitura. Para isso:
- Abra o arquivo .zip.
- Você verá dois arquivos diferentes dentro dele. Você deve abrir aquele com o ícone do seu navegador da web, seja Firefox, Chrome, etc. É um arquivo html que você pode ler através do seu navegador.
- O relatório GDPR será aberto em uma nova guia: aqui você pode ver tudo o que o WhatsApp armazena sobre você, como o tipo de dispositivo a partir do qual você se conectou, a última vez que você esteve online no aplicativo, todos os números de telefone de seus contatos, sua foto de perfil, os grupos aos quais você pertence e os números bloqueados.
É interessante também que você preste atenção na seção 'Você optou por cancelar a assinatura do compartilhamento de dados?', pois aqui vamos veja se decidimos compartilhar nossos dados com o WhatsApp. Tudo vai depender do que escolhermos no momento, opção que não podemos mudar agora. Ficamos felizes em saber, no entanto, e vendo o relatório, que o WhatsApp não coleta mensagens de nossas conversas, nem registra nossa localização quando a compartilhamos com um de nossos contatos.
