O que aconteceria se, em vez de Pikachus, esbarrássemos em triceratops ou T-Rex enquanto andávamos com o Pokémon GO? Bem, estaríamos jogando Jurassic World Alive Este é um jogo gratuito para Android e iPhone que aproveita o Google Maps para criar um mundo jurássico virtual. Tudo isso para nos motivar a transitar pelo nosso ambiente real, mas capturando seres do passado de forma virtual. Claro que é um jogo muito mais elaborado que Pokémon GO em seus primórdios, e chega a tempo como merchandising para o novo filme da saga Jurassic dirigido por Bayona.
O título nos coloca no lugar de um membro do Grupo de Proteção aos Dinossauros Embora não nos expliquem muito bem qual é a nossa missão tarefa, logo somos jogados no mapa para rastrear e perseguir esses seres. Um mapa mostra nossa área real, mas cheia de seres de outra época no mais puro estilo Jurassic Park. Então, só temos que andar pelo mundo real para encontrá-los. Assim como no Pokémon GO.
A mecânica muda um pouco na hora de capturar esses seres. Em vez de jogar pokébolas neles, nosso trabalho é obter amostras de DNA Para isso usamos um drone que devemos controlar clicando na tela, apontando um olho mágico para as áreas marcadas no animal e soltando para atirar. Claro que tem que desenvolver uma boa técnica já que o tempo é limitado e é preciso bater várias vezes para capturá-lo. Com as amostras de DNA obtidas, é possível gerar o animal e mantê-lo seguro.Até evolua para melhorar suas características e mesclá-lo para criar híbridos mais poderosos e interessantes.
E é que colecionar todos esses seres não é feito por amor à arte. Os combates entre dinossauros é outra das mecânicas deste jogo. Ele é desbloqueado capturando quatro dinossauros diferentes, e com eles você já pode se enfrentar para descobrir qual é o melhor. É por isso que é conveniente continuar capturando DNA para melhorar e misturar. É claro que os dardos de captura de DNA são finitos.
Para recuperar recursos é necessário se mover e passar pelos pontos de abastecimento Sim, você estava certo, o mesmo que os pokéstops em Pokémon GO. Estes são lugares reais marcados no mapa virtual. À medida que nos aproximamos podemos abrir as caixas para recuperar dardos de ADN, mas também para obter moedas, experiência e bilhetes.Produtos para acelerar os processos do jogo, evoluir dinossauros capturados ou comprar outros produtos do jogo.
Claro que Jurassic World Alive tem uma loja onde você pode comprar incubadoras de DNA, moedas ou baterias melhoradas para o drone que nos dará mais tempo para capturar animais pré-históricos. Lembrando sempre que esses bens podem ser adquiridos com dinheiro real, ou coletando recursos do mundo virtual sem gastar um único euro.
Um ponto muito interessante e divertido deste jogo é o modo AR É um modo de Realidade Aumentada para desfrutar da excelente modelagem de todos os seres do jogo dentro de um ambiente real. Basta percorrer a coleção de dinossauros e clicar no botão AR. Desta forma, e se tivermos instalado o AR Core da Google no telemóvel, podemos vê-lo a passear pela nossa casa, pela rua ou onde quer que nos concentremos.Através da câmera do terminal é mostrado o ambiente real, e nele o dinossauro de forma bastante realista. Tudo isso com animações e som. A partir daqui podemos tirar uma foto ou até gravar um vídeo para depois compartilhar nas redes sociais ou WhatsApp.
Será necessário ver se este jogo alcança o sucesso de Pokémon GO ou, pelo menos, se as variações de sua fórmula conseguem fisgar os jogadores fãs da franquia. Certamente é um título mais elaborado que os primórdios de Pokémon GO e devemos apreciar o excelente acabamento, modelagem e efeitos dos dinossauros.