Vamos tentar o Flowkey
Aplicativos musicais estão entre os smartphones desde o momento em que foram criados. Fazer música em qualquer lugar e a qualquer hora é o sonho de muitos. Mas e se você não tiver conhecimento musical? Bem, também existem ferramentas para aprender. O Flowkey é um deles, projetado para ensinar piano quando e como você quiser Também vai direto para a prática, ensinando posições de ambas as mãos com corrente e clássica músicas e esperando que você pressione a tecla correta para continuar com a lição.
E é um método que lembra os jogos musicais de videogame, onde você só avança quando a tecla correta é tocada. Flowkey aproveita o microfone do nosso celular para reconhecer a nota que deve ser tocada o tempo todo. Em seguida, mostra a próxima parte da partitura para continuar a lição até encontrarmos a chave necessária. E e assim por diante até você aprender a melodia, ou o acompanhamento, ou ambos Mas não é o único método Flowkey. Também permite diminuir o ritmo das músicas e desacelerá-las para praticar cada seção até obter as notas, as mudanças e o ritmo correto.
Em nossa própria experiência, nem mesmo usamos um piano ou um teclado eletrônico. Aproveitamos uma versão digital disponível na Internet. E ousamos diretamente com a famosa Cidade das Estrelas do musical La La Land. Com pouco conhecimento de teoria musical e praticamente nenhum conhecimento de piano conseguimos reproduzir a melodia após algumas práticas.Primeiro memorizando quais teclas do teclado do computador correspondiam às do piano e à melodia (dificuldade adicional por não usar um piano de verdade), para depois ganhar agilidade e internalizar o ritmo da música.
Basta dar permissão ao Flowkey para controlar o microfone do celular. Em seguida, basta colocar o dispositivo próximo à fonte sonora: próximo às cordas de um piano, ou próximo a um alto-falante do teclado. Nós o testamos perto dos alto-falantes do monitor do computador. E pronto. Acompanhar a partitura e repetir os exercícios até dominar a melodia. Prática, prática e mais prática.
Claro, Flowkey para Android não inclui apenas este método de aprendizagem. Tem também seus cursos para se iniciar no mundo do pianoDa leitura de partituras à teoria de harmonias, arpejos e métricas de notas. Tudo isso bem ordenado por níveis para quem precisa se atualizar ou entender o básico de música. O único problema desses cursos é que eles são em inglês Tanto os vídeos quanto os textos. O formato é muito ágil e confortável, perfeito para assistir no celular na volta para casa antes de praticar, por exemplo. Mas tem a desvantagem de não ser adaptado para quem não domina a linguagem de Shakespeare. Aliás, esses cursos possuem exercícios práticos, então o aprendizado é muito mais intenso do que assistir a simples vídeos ilustrativos.
Agora, tudo isso não é oferecido gratuitamente. Ao registarmo-nos como utilizadores temos acesso a 8 músicas onde podemos guiar-nos pela melodia e pelo acompanhamento sem limitações. Uma introdução ao método Flowkey e suas possibilidades extras. Também é possível ingressar nos cursos teóricos de sua escolha.Mas para acessar as mais de 1.000 músicas e todo o conteúdo, é preciso assinar o serviço pago. Existem várias opções para isso: de 20 euros por mês, até um ano inteiro por cerca de 10 euros por mês Você pode até ter acesso ilimitado para sempre por um único pagamento de 300 euros.
Em relação às músicas podemos escolher entre vários níveis de dificuldade O bom é que encontramos todos os tipos de gêneros disponíveis. Desde canções pop atuais, até trilhas sonoras de filmes e até videogames. Claro, não esquecemos os repertórios clássicos de Beethoven. A variedade e quantidade são bem amplas e para todos os gostos.
