Google Play Store protegerá seus aplicativos mesmo fora da loja
Índice:
O Google quer levar a sério a segurança de seus aplicativos e de todo o restante do ecossistema Android. Para isso, já lançou seu próprio mecanismo de defesa, que muitos duvidam ser realmente útil, chamado Play Protect. Digamos que o Play Protect seja o próprio antivírus do Google, que vem pré-instalado em telefones Android e que faz uma varredura ocasional em busca de aplicativos maliciosos. E dizemos que realmente não sabemos se tem alguma utilidade, dada a tensão que às vezes se torna a loja de aplicativos do Google.O conselho para estar ciente desses aplicativos maliciosos, o mesmo de sempre. Devemos levar em consideração as permissões que são necessárias e ver se o aplicativo realmente precisa delas para funcionar.
Google Apps, seguro onde quer que venham
Existem duas maneiras comuns de instalar aplicativos em nosso celular. O mais comum, da própria loja de aplicativos Android Google Play Store. Da mesma forma, podemos instalar os utilitários baixando, na Internet, seu arquivo de instalação, que conhecemos como arquivo APK. Esta última forma de instalar os aplicativos pode ser muito econômica para os usuários, já que eles só precisam que alguém lhes passe o arquivo através de terminais, mas também pode ser um tanto perigosa. Embora o APK venha da Google Play Store eles não estão equipados com a mesma segurança como se viessem dela.
O que está acontecendo? Que este segundo método de instalação é o mais utilizado naqueles países onde as taxas de dados têm um alto custo para seus cidadãos ou, simplesmente, a conexão com a Internet não é tão boa quanto deveria ser. Além disso, esses usuários costumam manter a versão mais recente que instalam, sem atualizar, colocando em risco seu terminal e, consequentemente, seus dados pessoais. É por isso que o gigante californiano da Internet vai incluir uma série de metadados de segurança (informações coletadas no código de programação do aplicativo) que converterão esses aplicativos instalados fora do Play Armazene em aplicativos igualmente seguros.
Um ecossistema fechado necessário para desenvolvedores
O Google também pode verificar a segurança desses aplicativos graças aos metadados, mesmo que o terminal não esteja conectado a WiFi ou qualquer rede de dados.Quando podemos acessar um terminal com conexão à Internet, esses aplicativos instalados fora da loja oficial podem ser adicionados à biblioteca de um usuário para receber atualizações relevantes Deste modo , é formado um círculo de usuários entre os quais eles podem garantir que os aplicativos estejam atualizados e seguros, sem medo de colocar em risco seus terminais.
Além disso, é um ponto a favor para qualquer desenvolvedor de aplicativos Android, como afirma a própria marca. Graças à nova inclusão de metadados e segurança off-line, eles terão a garantia de que o Google sempre certificará que os aplicativos não afetarão negativamente o usuário.
Para poder levar a cabo este novo método de segurança, os ficheiros de instalação das aplicações terão um peso ligeiramente maior do que o habitual .Um pequeno preço a pagar graças ao qual os utilizadores estarão mais seguros na hora de partilhar aplicações offline, e os programadores têm, desta forma, novos canais de distribuição e com a mesma segurança que, até agora, o canal oferecia. oficial Google Play.
