Este aplicativo de economia de bateria rouba informações do seu celular Android
Índice:
Começamos o noticiário dizendo alto e bom som. Muito raramente, um aplicativo móvel ajudará você a economizar bateria. Já falamos em nossa casa sobre os truques que você pode fazer para economizar tempo de autonomia (diminuir o brilho, fechar alguns jogos pesados em segundo plano, remover a localização de alta precisão...) e garantimos que nenhum deles passou por baixar qualquer aplicativo de poupança. Além disso, perceba que os aplicativos, por si só, já representam um gasto para o telefone.Então, não é um pouco paradoxal que estejamos instalando um aplicativo em nossos telefones para economizar bateria?
Não instale este aplicativo em nenhuma circunstância, é um vírus perigoso
E dizemos tudo isso porque, mais uma vez, um vírus se infiltrou na loja de aplicativos Google Play escondido em um aplicativo de economia de bateria chamado Advanced Battery Saver e que, até hoje, ainda pode ser baixado na Google Play Store. Como você pode ver, este aplicativo não contém mais descrição do que melhorar a bateria do seu celular. Não há informações sobre suas principais ferramentas ou algo do tipo. Se procurarmos na Internet informações sobre o desenvolvedor do aplicativo, não há nada além desse aplicativo em si. Algo realmente suspeito.
O aplicativo já infectou mais de 60.000 terminais até o momento, segundo podemos ler no site Android Headlines.Foi descoberto pela empresa especializada em segurança cibernética RiskIQ, graças a uma de suas pesquisas regulares na Internet. O aplicativo é instalado nos terminais dos afetados após o recebimento de um aviso em seu telefone que podemos ver abaixo, no qual é recomendável baixar um aplicativo para acabar com os problemas de consumo de bateria, neste caso, de um terminal Samsung.
O que é realmente alarmante sobre esse spam fraudulento? Que o usuário não seja direcionado a nenhum serviço web com taxas adicionais, cheio de banners com conteúdo adulto, mas a um site tão confiável e legítimo quanto o Google Play. O aplicativo também ofereceu aos usuários o que prometia. Ou seja, funcionou legitimamente como 'economizador' de bateria (embora esteja mais do que comprovado que este sistema não só não economiza bateria como pode esvaziá-la ainda mais).O que o aplicativo não avisa é que, uma vez instalado, ele deixa uma 'porta dos fundos' na qual o usuário pode estar inadvertidamente fornecendo informações como seu número de telefone, localização, informações do dispositivo, até e incluindo IMEI
Como dissemos antes, é surpreendente que o Google continue a oferecer suporte a este aplicativo na loja de aplicativos, pois ainda pode ser encontrado para download e instalação. E sobretudo quando não faz nada, o gigante da Internet garantiu-nos que ia reforçar a segurança das suas aplicações, tanto as que estavam dentro da própria loja (também cobertas pelo Play Protect) como as que eram descarregadas através de outros repositórios. ser compartilhado entre terminais sem conexão.
Como sempre aconselhamos, os aplicativos da loja devem ser instalados com cuidado. Se você vir que alguém pede permissões estranhas ou, após a instalação, algo dá errado no seu terminal (aparecem janelas estranhas, ele se comporta de maneira irregular), desinstale-o imediatamente.E repetimos: um aplicativo de lanterna legítimo nunca pedirá permissão para fazer uma ligação. Pense nisso.
