Índice:
O que acontece quando dois jogos são muito parecidos? Bem, é provável que um deles tenha copiado o outro. Mas e se eles forem da mesma equipe de desenvolvimento? Bem, algo assim aconteceu com o jogo Westworld da Warner Bros. e o conhecido Fallout Shelter da Bethesda. Dois jogos que, originalmente, parecem iguais, mas têm suas semelhanças e diferenças.
Toda essa situação veio à tona após a publicação de Westworld há alguns dias no Google Play e na App Store.O jogo guarda muitas semelhanças com o que foi visto em Fallout Shelter. Tantos que até compartilham um bug ou falha de código. Algo que não passou despercebido pela Bethesda, e que os levou a denunciar a Warner Bros. e os desenvolvedores Behavior Interactive por usarem o mesmo código-fonte, exclusivo por contrato , para o jogo Westwortld. Mas como esses dois jogos são semelhantes e como eles são diferentes?
Gráficos
É óbvio, e nunca melhor dito. E é que não só a estética é a mesma, como também é apreciada nas animações dos personagens. Basta olhar para a perspectiva do mundo que nos é apresentada em ambos os jogos. Tanto em Fallout Shelter quanto em Westworld vemos um mundo com profundidade, onde as salas sob o terreno (quem disse que eram cópias?), são vistas em perspectiva, sendo capaz de alterá-lo ao se mover pelo mapa. Tudo isso enquanto os personagens parecem feitos de papel, desenhados em duas dimensões e sem profundidade, mas muito animados, sim.
É claro que os personagens de Bethesda não têm olhos tão expressivos quanto os de Westworld. Nem mesmo suas roupas são parecidas. Mas sim seus movimentos, suas formas de interagir e como eles andam pelo local Não há dúvida de que eles compartilham o código-fonte, embora cada um aplicado à sua própria estética e localização .
Metas
Embora os jogos possam parecer parecidos, seus objetivos são ligeiramente diferentes entre si. Sim, tanto em Fallout Shelter quanto em Westworld você tem que administrar uma colônia. E sim, em ambos você tem que buscar a felicidade das pessoas que passam pelas instalações Mas aqui o tema de cada jogo diz muito em ambos os casos.
Em Westworld, a realidade paralela de criar um parque de diversões de realidades alternativas faz com que o foco não seja apenas os hosts que devemos criar nas instalações. Mas em manter os hóspedes satisfeitos com cada experiência Controlamos este tipo de andróides e melhoramo-los, mas sempre com o objetivo de satisfazer os humanos. Tudo com um visual de faroeste e outros locais vintage.
Em Fallout Shelter nos encontramos em um território destruído pela radiação e pelos perigos do mundo pós-apocalíptico É o nosso refúgio que tem que garantir não só a continuidade da vida humana, mas a felicidade e o conforto dela.Claro que também há contato com o mundo exterior, seja coletando suprimentos do Wasteland em expedições arriscadas ou recebendo bandidos. Em suma, diferenças sutis mas que nos levam a dois mundos bem diferentes.
Personagens
Em ambos os jogos eles são a chave. Sem ela, seria impossível cumprir objetivos, evoluir o local e alcançar novos patamares e tarefas Claro, enquanto em Fallout Shelter eles são seres humanos, em Westworld estamos a falar de hosts android , embora sem esquecer os humanos que habitam as instalações de Delos.
Em Fallout Shelter devemos resgatar ou criar pessoas. É um refúgio, mas também um ecossistema que precisa de personagens para se defender, gerar energia, preparar comida, etc. Com o tempo, nos apegamos a alguns desses personagens que nos permitiram atingir objetivos, ou nos quais investimos tempo e recursos para fazê-los melhorarClaro, sua vida não é infinita. Além disso, podemos personalizá-los com roupas e armas que modulam suas características.
Algo semelhante acontece em Westworld com os anfitriões. Esses seres aprendem com cada interação com os humanos que eles satisfazem. Eles sobem de nível e desenvolvem suas habilidades preconcebidas. Além disso, se tivermos os elementos, podemos associar objetos de sonho e características a eles para dar-lhes mais habilidades. Podemos até sacrificar alguns deles para melhorar nossos favoritos ou mais decisivos e oferecer-lhes novas habilidades ou mais classificação. E é que a reconstrução é necessária para satisfazer os hóspedes mais exigentes. Algo que gera uma mecânica ainda mais profunda do que no jogo da Bethesda.
Recursos
É uma das grandes diferenças. E é que, quando os personagens que você administra não precisam comer, beber ou ser felizes, as coisas ficam mais fáceis.Estamos falando de Westworld, onde os hosts não precisam de mais do que manutenção para sobreviver. Isso é feito nas instalações da Delos, onde existem laboratórios e salas especiais para análises e reparos. No caso de repará-los, é necessário apenas sangue sintético, ou líquido para imprimir novas unidades. No entanto, o recurso que nos permite avançar no jogo é o dinheiro Este é obtido através dos convidados que chegam ao Westworld, ou realizando tarefas e cumprindo metas. É apenas um tipo de recurso, e mais passeios e mais salas de desenvolvimento podem ser construídas com ele. Algo que torna o futuro do jogo muito mais fácil do que no título da Bethesda.
E é que no Fallout Shelter as coisas se complicam quando você joga com três variáveis, além dos caps que funcionam como dinheiro. Em primeiro lugar, a energia, que deve ser suficiente para todos os membros do bunker e todas as instalações necessárias para crescer e sobreviver.Além disso, a população deve ser alimentada, por isso é melhor ter bons cozinheiros no comando da cozinha. E sem esquecer a água. No fundo, este esquema obriga-nos a estar muito atentos ao equilíbrio da população, sabendo que a construção de novos quartos vai obrigar-nos a gerar mais energia e acomodar mais pessoas, criando um novo paradigma e procurando um novo equilíbrio. Algo que pode ser bastante complexo.
Jogabilidade
Com tudo o que vimos até aqui podemos entender como usar o mesmo código em dois jogos faz com que as coisas pareçam iguais, mesmo que tenham mecânicas diferentes. No entanto, o que conta é a experiência do usuário, a jogabilidade, como se sente no dia a dia. Bem, depois de experimentar os dois jogos, devemos afirmar que as semelhanças são mais fortes que as diferenças, embora também existam algumas.
Em Fallout Shelter encontramos um jogo que foca em manter o equilíbrio enquanto evolui e amplia o local.ArRastreamos os personagens onde eles são necessários e tentamos evoluí-los para serem mais eficientes e capazes. Tudo isso sem esquecer de explorar Wasteland para conseguir material extra. Basicamente, para fazer tudo isso, nos movemos com toques duplos para entrar nas diferentes salas, arrastar gestos e toques simples e longos. É um sistema confortável, mas bastante elaborado, que nos obriga a aprender os diferentes gestos para sermos ágeis no jogo. Não é difícil, mas pode ser um pouco opressor para jogadores inexperientes. É claro que sua mecânica e esse equilíbrio mencionado são o que mais demoraremos para dominar
A jogabilidade deWestworld, no entanto, parece um pouco mais polida a esse respeito, ou pelo menos mais simples no início. Tocamos duas vezes para entrar nas salas, mas também temos atalhos no canto inferior direito para realizar ações rápidas sem precisar entrar na sala.Agora, enquanto em Fallout Shelter a coleta de recursos de cada cômodo era feita com um único toque, em Westworld devemos ver uma tela de final de interação com cada hóspede para saber como tudo correu. Isso pode ser um pouco chato e pesado. Embora, em termos gerais, seja mais confortável e fácil na hora de desenvolver toda a sua experiência.
Qual é o melhor?
A resposta é muito relativa E, como são jogos tão temáticos, a característica do torcedor é o que prevalece nesse caso. Os amantes da série da HBO encontrarão muitas referências aqui e ali no jogo Westworld que os encorajarão a continuar explorando. No entanto, aqueles que gostaram da franquia Fallout encontrarão um spin-off divertido no jogo para celular da Bethesda.
Westworld parece mais polido e fácil de jogar desde o início Sua mecânica não parece tão profunda e complexa, embora existam desafios. E alguns objetivos não são fáceis de alcançar. Por sua vez, Fallout Shelter pode ser uma verdadeira dor de cabeça quando se trata de gerenciar todas as suas mecânicas, algo que foca mais nos entusiastas do gerenciamento de recursos