WhatsApp ameaça legalmente outros aplicativos de mensagens
Índice:
Vamos deixar algumas coisas claras antes de entrarmos nisso, porque pode ser uma confusão bastante significativa para o leitor. Primeiro, vamos dizer o que são as APIs. APIs são um conjunto de protocolos e utilitários usados por desenvolvedores de computadores, neste caso, desenvolvedores de aplicativos Android. A palavra API é uma sigla que em inglês significa ‘Application Programming Interfaces (Interface de Programação de Aplicativos). Se você usa o programa Word para escrever texto, o desenvolvedor do aplicativo usa uma API para criá-los.Sem essas APIs, os aplicativos não existem.
WhatsApp e sua cruzada contra aplicativos de mensagens
Dito isso, existem inúmeros aplicativos que usam as APIs de terceiros para oferecer seus serviços. Por exemplo, um gerente do Twitter pode usar suas APIs para oferecer a um usuário alternativa a esta rede social. Existem empresas que são mais permissivas do que outras a esse respeito. Por exemplo, o Twitter não gosta muito quando outros aplicativos usam suas APIs para oferecer serviços alternativos e muitas vezes os substitui. E agora o WhatsApp quer fazer o mesmo.
Já o conseguiu com o serviço WhatsApp+, que permitiu uma experiência enriquecida na aplicação de mensagens que todos conhecemos. Nesse caso, o WhatsApp estava certo, já que o outro aplicativo utilizava APIs criadas por seus desenvolvedores. Agora ele quer fazer o mesmo com o DirectChat, embora neste caso não esteja tão claro que ele usa as APIs do WhatsApp e não aquelas criadas diretamente pelo sistema Android.
DirectChat é um aplicativo que podemos encontrar na Google Play Store, totalmente gratuito embora com anúncios, e o que faz é fornecer ao usuário a personalização dos 'ChatHeads'. E o que são esses 'ChatHeads'? Bom, nada menos que as notificações pop-up em forma de barra que aparecem na tela superior do celular quando recebemos uma mensagem E essa funcionalidade não não pertencem ao WhatsApp. Além disso, o DirectChat oferece seu serviço de personalização para mais de 20 aplicativos de mensagens, incluindo o WhatsApp.
Quais são as intenções do WhatsApp?
É difícil entender como o DirectChat pode estar infringindo direitos de propriedade intelectual quando, na verdade, está usando APIs do Android em vez das criadas pelo WhatsAppÉ uma estratégia do aplicativo de mensagens sair do caminho da concorrência?
No entanto, na carta que o WhatsApp enviou aos desenvolvedores do DirectChat, são feitas alusões a pontos facilmente removíveis pela mesma empresa. É difícil, se não impossível, paraWhatsApp nesta ocasião se safar, mas esse avanço pode ser um ponto um tanto perigoso e à parte.
Embora o assunto esteja longe de ser claro, esse movimento do WhatsApp, empresa todo-poderosa protegida sob os braços de Mark Zuckerberg, pode supor um ponto final para dezenas de desenvolvedores de aplicativos semelhantes Pequenas empresas que precisam de APIs externas criadas pelo Android e que podem se sentir intimidadas pelo avanço do WhatsApp.
Se você quiser experimentar o DirectChat e tirar suas próprias conclusões, você pode encontrá-lo totalmente gratuito na Android Google Play Store. Seu arquivo de instalação pesa cerca de 7 MB para que você possa baixá-lo quando quiser.
