VLC veta seu aplicativo de vídeo em celulares Huawei
Se você tem um celular Huawei e costuma assistir suas séries e filmes pelo media player VLC, pode ter uma surpresa desagradável. E é que este completo player deixou de suportar todos os modelos da marca chinesa. A que se deve? Bem, de acordo com os criadores, devido à decisão da Huawei de não permitir que aplicativos que não sejam da marca sejam executados em segundo plano.
Devido a esta situação, a VideoLAN, desenvolvedora do aplicativo VLC, decidiu retirar seu suporte em, atenção, todos e cada um dos terminais Huaweique estão atualmente disponíveis no mercado oficial.Se antes da proibição você notou que o aplicativo VLC começou a falhar em seu terminal Huawei, você já conhece as causas. O software do seu telefone estava interferindo na reprodução de seus arquivos de música e vídeo.
PSA: os telefones @HuaweiMobile agora estão na lista negra e não podem obter o VLC na Play Store. ://t.co/QzDW7KbV4I e muitos outros relatórios…@HuaweiFr
- VideoLAN (@videolan) 25 de julho de 2018
Em um terminal com Android puro, sem camada de customização, isso não acontece. O que está acontecendo então? Que a Huawei não tenha Android puro, que é a interface, digamos, 'sem enfeites' que sai do forno do Google e que alguns terminais possuem, como o Pixel ou, com pouquíssimas adições, o Lenovo Motorola. As marcas Xiaomi e Huawei, por exemplo, possuem camadas de customização no Android, chamadas de MIUI e EMUI, respectivamente.
Com estas camadas, o utilizador tem à sua disposição a possibilidade de efetuar inúmeras alterações na interface das mesmas, sendo de outra forma impossível de efetuar. Ambas as camadas de personalização possuem uma opção de economia de bateria que está diretamente relacionada aos interesses dos aplicativos que devem funcionar em segundo plano O sistema é capaz de 'Eliminar' qualquer execução de aplicativo que você sente que está gastando mais bateria do que o normal e que não são essenciais para o bom funcionamento do terminal. E, aparentemente, é isso que está acontecendo com EMUI e VLC. A Huawei considera que rodar em segundo plano esgota a bateria e, para melhorar a autonomia do terminal, elimina esses processos para que funcione corretamente. Resultado? O usuário para de assistir sua série favorita, pensando imediatamente que o problema está no próprio aplicativo.
Na verdade, nos últimos dias, inúmeras opiniões negativas chegaram à Play Store, a loja de aplicativos de onde os usuários podem baixar o VLC. Muitos usuários até alertam que o problema é supostamente a camada de personalização da Huawei, que limita a funcionalidade dos processos em segundo plano para melhorar a autonomia, e insta os usuários a investigar no menu de configurações do seu telefone Huawei.
Se você tem um telefone Huawei agora, você terá que baixar outro dos muitos reprodutores de mídia que você tem à sua disposição na Google Play Store. Ou então baixe o aplicativo VLC de um repositório confiável como o APK Mirror. A Huawei ainda não se pronunciou sobre esta questão.
