Índice:
- O código-fonte do Snapchat foi visto antes da remoção
- Quem vazou o código do Snapchat?
- Snapchat está em baixa hora
Ultimamente o Snapchat não ganha por desagrado. O que até agora era uma aplicação popular entre os mais novos e pioneira na aplicação de máscaras no rosto (sem ir mais longe, outro dia dissemos-vos que muitos adolescentes quer fazer uma cirurgia para ficar com a cara daqueles filtros), não para de perder usuários.
O fato é que nas últimas horas também soubemos que um hacker vazou o código-fonte do Snapchat e o publicou no GitHub, uma plataforma focada no desenvolvimento de software colaborativo.
Um funcionário do Snapchat confirmou ao Motherboard que uma parte do código-fonte do aplicativo foi exposta acidentalmente por meio da plataforma mencionada. Tanto que o Snapchat precisou solicitar a remoção do conteúdo com base no Digital Millennium Copyright Act, a legislação que regula os direitos autorais nos Estados Unidos.
Os responsáveis por este aplicativo afirmam, sim, que este vazamento não comprometeu a segurança do serviço e que os usuários podem ficar tranquilos. No momento, O código-fonte do Snapchat não está mais presente no GitHub.
O código-fonte do Snapchat foi visto antes da remoção
Caso você não saiba, o GitHub é um local que muitos hackers e pesquisadores usam para salvar códigos ou inserir dados que possam ser interessantes.Nesse caso, como já aconteceu em muitos outros, o que o Snapchat fez foi solicitar a remoção do código ali exposto, principalmente se tiver algum efeito na segurança da empresa e seus usuários.
Parece que o problema tem a ver com o fato de que em maio, em uma atualização do aplicativo Snapchat para iOS , uma pequena quantidade de código-fonte foi exposta. Na época, o bug foi rapidamente identificado, mas parece que é por isso que esse trecho de código foi postado agora.
Este fato foi detectado pelo Snapchat e foi eliminado neste momento Um porta-voz da empresa confirma que isso não comprometeu o funcionamento do o aplicativo, nem teve qualquer impacto na comunidade de usuários que permanecem leais ao Snapchat.
Quem vazou o código do Snapchat?
O vazador (a pessoa que obteve o código e o postou no GitHub) é um usuário, parece ser de origem paquistanesa, com o nome i5xx . Sua contribuição no GitHub é limitada a esse post, então parece que esta conta foi criada especialmente para vazar o código-fonte do Snapchat. O perfil é vinculado a uma página da Web a partir da qual são oferecidos serviços de programação e modificações de software. Nada mais.
Snapchat está em baixa hora
Ao incidente de vazamento de código-fonte, devemos acrescentar o mau momento que a empresa está passando. Os resultados publicados pelo aplicativo no segundo trimestre do ano mostram que o número de usuários do Snapchat aumentou apenas um dígito E isso é uma péssima notícia para quem que confiaram na ferramenta.
Aparentemente, o terreno que o Snapchat não conquistou teria sido aproveitado por outras redes sociais, como o Instagram. Um dos principais problemas da ferramenta é que ela não é capaz de oferecer uma alternativa inovadora e atraente o suficiente para atrair novos usuários.
Nos últimos meses, o Snapchat tentou a sorte com a reformulação do aplicativo, mas parece que seu projeto não animou os usuários comuns. Quanto tempo ele conseguirá resistir?