Índice:
- Como as mensagens do WhatsApp podem ser falsificadas
- Cuidado com os golpes: eles estão na ordem do dia
Cada um de nós está imerso no mundo do WhatsApp. Você conhece alguém que não tem este aplicativo instalado no o celular deles?? Provavelmente sim, mas você concordará conosco que essas pessoas fazem parte de uma minoria.
Com isso, o que queremos dizer é que as notícias que vamos dar hoje afetam você. Porque está intimamente ligada a sua segurança a bordo deste aplicativo de mensagens E é que uma equipe de pesquisadores acaba de descobrir que as mensagens do WhatsApp já entregues podem ser modificadas, alterando a forma e o conteúdo, mas também modificando a identidade do remetente.
A Check Point Software Technologies acaba de perceber que cibercriminosos ou hackers com más intenções podem ser perfeitamente capazes de criar uma versão pirata do WhatsAppAtravés dele , eles podem modificar uma mensagem já enviada. Seria uma falha de segurança através da qual qualquer um poderia se passar por você e, se necessário, colocá-lo em uma boa confusão.
Como as mensagens do WhatsApp podem ser falsificadas
Como a Check Point explicou, para que essas mensagens do WhatsApp sejam falsificadas, alguns fatores devem ser combinados. Em primeiro lugar, as mensagens do usuário que podem ser manipuladas apenas são aquelas que foram enviadas em um bate-papo em grupo e posteriormente citadas
Essa é uma ação muito comum, que costumamos usar dentro dos grupos para responder a uma determinada pergunta, que pode ter se perdido em meio a todas as conversas. Dentro destes e através deste hack, mensagens podem ser introduzidas de pessoas que nem pertencem ao grupo O que no caso de grupos empresariais ou assuntos sérios, pode levar a problemas ou erros importantes.
E existem outras opções, com as quais os hackers podem brincar com nossas informações e identidades. Você também pode enviar uma mensagem para uma pessoa em um grupo, como se fosse uma mensagem de grupo,quando na verdade está indo apenas para essa pessoa. Claro, quando o usuário (que neste caso atua como vítima) responder, a mensagem será enviada para todo o grupo.
A descrição dessa tática já nos faz pensar em uma infinidade de enganos e manipulações que podem ser realizadas para desacreditar a pessoa que está sendo enganada ou para gerar instabilidade no grupo.
Cuidado com os golpes: eles estão na ordem do dia
Especialistas acreditam que hackers ou cibercriminosos podem usar essa estratégia para enganar, obter informações ou prejudicar terceiros. Por isso é tão importante ter cuidado e estar devidamente preparado para não cair em golpes.
Não foram poucas as estratégias de que falamos nos últimos tempos, usadas por criminosos, para tentar extrair informações dos usuários mais desavisados e fazê-los caem, vítimas de sua própria ignorância, em golpes de phishing ou roubo de identidade.
É importante, portanto, evitar o envio e a divulgação de strings suspeitas (a maioria delas são), bem como o encaminhamento de mensagens prometendo campanhas promocionais, Descontos estranhos e vales-presente bons demais para acreditar.
Também devemos estar atentos para não cair (ou espalhar) ofertas de emprego fraudulentas (abundam aqui e em todas as redes), sorteios e doações de dinheiro em metálico E, o que não acontece na vida real, também não vai acontecer no WhatsApp. Por mais que seu cunhado recomende.
Evite a todo custo baixar documentos e programas anexos, bem como clicar em links que o levarão a sites duvidosos. Muito cuidado ao inserir dados em formulários para inscrição em concursos, pois é muito provável que você caia em uma grande armadilha.
Feche seu círculo e evite entrar em grupos do WhatsApp só porque sim. Dessa forma, você evitará receber muito lixo e você terá menos chances de cair nas redes de cibercriminosos, especialmente se você se conectar com pessoas que não são totalmente confiáveis.