Índice:
- Cuidado com os downloads: Fortnite para Android não está disponível
- O risco de baixar fora da loja oficial
Cybercriminosos aproveitam a menor oportunidade para nos endossar com algum pacote de malware Portanto, nesta ocasião, e com um lançamento tão importante quanto o de Fortnite para Android, eles não poderiam ser menos. Até agora, o jogo da moda estava disponível apenas para iOS, mas na semana passada a Epic Games e a Samsung anunciaram a chegada do Fortnite para Android exclusivamente para alguns dispositivos da fabricante.
Então não é de estranhar que quem está querendo ter o jogo no celular, se deixe enganar por qualquer aplicativo que prometa trazer o Fortnite para o celularMas muito cuidado com os downloads. Os cibercriminosos estão aproveitando essa circunstância para matar. E já está começando a aparecer.
Como se isso não bastasse, A Epic Games se recusou terminantemente a incluir Fortnite como um download na Google Play Store. Isso vai força a quem quiser baixar o jogo – quando estiver disponível para todos os usuários do Android, é claro – para baixá-lo do site oficial da Epic. Isso é chamado de sideloading e os especialistas em segurança não acharam graça.
O fato é que na última semana a WIRED descobriu até sete páginas da web anunciando a possibilidade de baixar Fortnite para AndroidAlgo isso, pelo que indicamos acima, ainda é impossível. A menos que você tenha um Samsung Galaxy Note 9 em mãos.
Após uma extensa análise da empresa de segurança Lookout, descobriu-se que Esses sites são projetados especificamente para distribuir malware por engano Desta forma, qualquer pessoa desavisada que ouse baixar esta suposta versão do Fortnite para Android ficará irremediavelmente infectada.
Cuidado com os downloads: Fortnite para Android não está disponível
Infelizmente, Fortnite para Android ainda não está disponível para usuários comuns. Por três meses, será um jogo operacional exclusivo para proprietários de carros-chefe da Samsung. O resto terá que esperar.
Isso significa que qualquer download com o qual eles prometem instalar o Fortnite para um celular Android (fora da Samsung) será uma farsa completa. Um golpe que provavelmente contém malware e, portanto, pode danificar seu dispositivo e também prejudicar você.
A descoberta desses sites com vírus vinculados a um suposto Fortnite para Android serve, no mínimo, para alertar todos aqueles fãs do jogo dos riscosquem quiser fazer o download agora em seu celular.A primeira recomendação é clara: é preciso esperar que a Epic Games anuncie oficialmente a disponibilidade do jogo para todos os celulares Android.
O segundo também será útil para quando o jogo já estiver disponível. E é isso você só precisa baixar o aplicativo Fortnite do site oficial do desenvolvedor.
O risco de baixar fora da loja oficial
Criar um aplicativo nocivo,que funciona ou se parece com o original, pode ser relativamente fácil para hackers qualificados. De acordo com os especialistas da Check Point, esta é uma prática bastante difundida e, de fato, não seria a primeira vez que um aplicativo fraudulento invade uma loja oficial.
Se somarmos a isso que Fornite para Android não estará disponível na loja oficial do Google, o perigo aumenta exponencialmente.Porque, apesar das falhas ocasionais, os controles contra malware na Google Play Store são particularmente rígidos e agressivos.
Infelizmente, a Epic Games decidiu dispensar o guarda-chuva da Google Play Store, um espaço que é útil para desenvolvedores promoverem aplicativos, mas requer uma assinatura de 30% dos lucros obtidos. Há relatos de que o Fortnite fatura 2 milhões de dólares diariamente. Fica evidente, então, que a Epic Games não precisa estar sob a proteção do Google para atingir os usuários. Pena que isso tem um preço para a segurança dos fãs do jogo.