Índice:
Por um tempo, ficamos obcecados por Pokémon GO. Agora estamos imersos em plena febre Fortnite. Mas quem se lembra de Angry Birds? Começamos a jogar com os Angry Birds em 2009 Começou um fenômeno que foi dos celulares naquela época para as grandes telas de cinema. Porque sim, os criadores de Angry Birds ainda tiveram tempo de fazer um filme.
Em 2012, Angry Birds foi coroado o jogo de maior sucesso da história dos celulares, depois de conseguir nada mais e nada menos do que terminar um bilhão de downloads.Assim, o que começou como um jogo móvel inocente acabou se tornando um verdadeiro fenômeno de massa.
Dessa forma, além de lançar várias versões do jogo e lançar um filme nos cinemas, Rovio conseguiu criar um verdadeiro universo de objetos em torno da marca O merchandising de Angry Birds inundou tudo: bichinhos de pelúcia, chapéus, chaveiros, canecas, roupas, quadrinhos e até biscoitos foram feitos no formato dos populares pássaros raivosos.
Quase dez anos após a eclosão desse fenômeno, Rovio apresentou resultados econômicos decrescentes. O que aconteceu com Angry Birds?
Lucros da Rovio caem 6,7%
O estúdio finlandês por trás de Angry Birds, Rovio, faturou 12,4 milhões de euros no primeiro semestre do ano, 6,7% menos que em mesmo período do ano anterior.O volume de negócios da empresa atingiu os 137,5 milhões de euros, menos 9,9% do que em 2017.
A quebra tem sido particularmente evidente nas receitas com licenças obtidas pela marca, até aos 15,4 milhões de euros, após a estreia do filme Angry Birds. No segundo trimestre, a Rovio teve um resultado líquido de 5,2 milhões de euros, o que representa menos 46,4% do que no ano anterior, depois de ter registado uma quebra de 16,8% no volume de negócios, para 71,8 milhões de euros.
O único dado positivo que a Rovio indicou no seu relatório é o correspondente à faturação entre abril e junho, com um aumento de 6,4%, até atingir os 61,3 milhões de eurose um crescimento de 44% na contratação de Angry Birds 2. Nessa altura registou-se um número recorde de 29,7 milhões de euros.
Por enquanto, a marca está otimista devido ao número de usuários diários e mensais, que melhoraram um pouco em relação ao segundo trimestre.Pelo menos, o número de usuários pagos atingiu o número recorde de 581.000. Além disso, a empresa obteve a concessão de licenças para The Angry Birds Movie 2, com contratos com marcas como Pez, Crocs ou Chupa Chups.
A Era de Ouro dos Angry Birds
É claro que a era de ouro da Rovio acabou. Depois de sua explosão em 2009, o sucesso descomunal da empresa durou mais alguns anos . Depois, em Espoo (Finlândia), que é onde a Rovio ainda tem escritórios, muitos mais funcionários foram contratados e os escritórios eram um verdadeiro paraíso, recheados de pássaros e porcos decorando os quartos.
O faturamento triplicou e o número de funcionários passou de 28 para 224. Quase nada. Pouco depois, atingimos um bilhão de downloads, mas a Rovio não ficou só nos celularesAngry birds já não eram tão raivosos e apareceram na tela grande, em desenhos animados, em histórias infantis e em jogos de todos os tipos. Aproveitaram a passagem do cometa ou de descargas feitas pela sorte.
Em poucos anos, e depois dessa era de ouro, o aplicativo despencou nas classificações de download do Google Play e da App Store.Em 2014 eles anunciaram uma série de cortes significativos, incluindo uma redução de 16% na força de trabalho na época, ou seja, 130 funcionários.
Nesse momento, seus gerentes se justificaram, explicando que haviam criado uma equipe com uma hipótese de crescimento muito superior ao que finalmente se concretizara. E, portanto, 'tinha que simplificar'.
Isso apenas revela algo muito importante: nem sempre é possível surfar na crista da onda. Agora a pergunta se torna inevitável, Será que o mesmo acontecerá com os desenvolvedores de Fortnite ou Clash Royale?