Facebook remove um aplicativo da App Store devido a questões de privacidade
Índice:
Facebook acabou de remover um aplicativo da App Store devido a um problema de privacidade. Onavo, o sistema VPN que o Facebook oferecia aos usuários por meio do iOS, não está mais disponível na App Store.
Cupertino's alertou seus dirigentes que o aplicativo estava infringindo as regras. E embora ele não tenha realizado a retirada, a exposição de seu ponto de vista foi suficiente para motivar o passo atrás que o Facebook acaba de dar.
Dessa forma, foi a própria rede social que se apressou em retirar Onavo do catálogo de aplicativos da loja da AppleA sugestão partiu, como dissemos, da própria empresa da maçã, que sugeriu a saída de Onavo da App Store numa reunião entre gestores, da qual também se fala hoje o Wall Street Journal.
Onavo, o polêmico aplicativo
O aplicativo VPN móvel chamado Onavo Protect vem causando várias controvérsias há algum tempo. De acordo com a Apple, a ferramenta violou seriamente as diretrizes da Apple Store em relação à coleta de dados.
Mas o que está por trás deste aplicativo e qual é a sua história? Onavo é na verdade um aplicativo que o Facebook comprou em 2013 para ajudar os usuários a monitorar o uso de dadosO que nasceu como um aplicativo de uma startup israelense logo se tornou uma ferramenta que rastreia o comportamento do usuário fora dos aplicativos, com o objetivo de reportar ao Facebook.
Onavo coletou as informações dos usuários que navegaram pela VPN E esta é uma prática expressamente proibida pela Apple. A esses dados devemos adicionar dados relacionados ao uso do dispositivo, como o número de vezes que o desbloqueamos por dia. Essas informações podem ser de grande ajuda para o Facebook em sua própria estratégia de negócios. Mais considerando que o Onavo foi instalado, até agora, em mais de 33 milhões de computadores.
Apple pressionou o Facebook e este se defende
Como indicamos no início, o Facebook tem sido pressionado pela Apple, segundo o jornal, para que o aplicativo seja retirado.Lembre-se de que a Apple atualizou sua política de privacidade para a loja de aplicativos, o que limita a capacidade dos desenvolvedores de criar bancos de dados de usuários e vendê-los a terceiros.
A Apple também aponta para a violação do Facebook do contrato de desenvolvedor do iOS, que regula a maneira como os desenvolvedores usam dados além da função principal do aplicativo. Neste caso, a evidência parece clara. O Onavo Protect é principalmente um serviço VPN, mas, nos últimos anos, o Facebook o usou para análises de uso geral parasupostamente para outros fins.
Facebook afirmou, por sua vez, que sempre foi claro sobre a forma como Onavo coleta e usa as informações do usuário . Ele diz que agora, simplesmente, eles cumprem as regras que a Apple implementou.
Em conversas na semana passada, a Apple sugeriu a remoção do Faceook e o Faceook concordou. Portanto, a partir de agora o aplicativo não está mais disponível para download.
Os usuários que o instalaram e desejam continuar usando poderão fazê-lo, mas o Facebook não terá mais autorização para liberar atualizações. Os utilizadores de dispositivos Android continuarão a ter esta aplicação disponível na Google Play Store. Assim será se ninguém disser o contrário.