Os problemas do Fortnite para Android estão apenas começando
Índice:
- Por que esperamos mais problemas de segurança?
- A descarga lateral não é segura
- Versões falsas continuam se multiplicando
Faz apenas alguns dias que Fortnite para Android está disponível para alguns usuários da Samsung e os primeiros problemas de segurança já surgiram . Como dissemos, a decisão de não incluir o jogo na Google Play Store não agradou aos especialistas em segurança.
Epic Games, desenvolvedora do jogo, decidiu pular esta etapa que garante a você os 30% que você teria que pagar ao Google. Mas downloads fora da loja oficial acarretam riscos significativos, que nem todos os usuários têm capacidade de assumir.
Ontem avisamos que o instalador do Fortnite para Android permitia o download de malware, então a Epic Games tinha que corrigir o problema. Ele o fez apenas 48 horas depois que o próprio Google o detectou.
Mas parece que os problemas de segurança apenas começaram. Os pesquisadores têm certeza de que uma série de problemas está por vir, que se expandirá à medida que o jogo se tornar mais popular entre os usuários do Android.
Por que esperamos mais problemas de segurança?
A resposta é muito simples, segundo especialistas. O principal problema está no fato de Fortnite não estar disponível na Google Play Store. A Epic escolheu uma rota um tanto perigosa para os usuários acessarem o jogo.Um jogo que milhões de usuários quererão ter acesso maciço a e provavelmente farão de tudo para obtê-lo.
Embora em algumas ocasiões O próprio Google tenha sido infiltrado com aplicativos falsos,pelo menos a loja oficial tem mecanismos para evitar fraudes e, se existir, derrube-o rapidamente.
Aplicativos fora da Google Play Store têm nove vezes mais chances de conter malware. Mais de 125 milhões de jogadores – muitos deles inexperientes – irão baixar o jogo assim que ele estiver disponível. Esta é uma enorme massa de usuários, suculenta demais para cibercriminosos para deixá-la escapar.
Milhões de usuários desavisados terão que ativar a opção de instalar aplicativos de fontes desconhecidas. E esse é um risco que muitos usuários correrão sem saber o verdadeiro alcance.E é que, embora o aplicativo da Epic Games não traga nenhum perigo para os usuários, certamente uma infinidade de aplicativos maliciosos aparecerá.
A descarga lateral não é segura
Parece que a Epic Games não tem intenção de deixar o Google ficar com 30% da receita de downloads, como faz com outras empresas. A popularidade do Fortnite torna essa promoção desnecessária: Existem milhões de jogadores dispostos a comprar todo tipo de conteúdo para o jogo.
No entanto, os jogadores do Fortnite podem acabar pagando caro no final. Fortnite é tão atraente para os jogadores. Muito provavelmente, eles confiam no download da Epic Games, que em princípio será seguro, mas isso não é nada comum e traz sérios riscos.
O bug detectado pelo Google foi relatado à Epic Games antes de se tornar público. Mas a empresa pediu à empresa de Mountain View que esperasse 90 dias para divulgá-lo. No entanto, ele deu a eles apenas uma semana.
Epic Games CEO Tim Sweeney foi rápido em criticar o Google por anunciar o bug tão cedo. Seu argumento aludia, especificamente, ao fato de que em tão pouco tempo é possível que o patch não tenha chegado a todos os usuários.
Versões falsas continuam se multiplicando
Por tudo isso, deve-se notar que no primeiro dia após o lançamento do Fortnite para Android, versões falsas do jogo constituíram um terço das amostras de malware que foram descoberto na mesma semana.
Estas eram versões adulteradas, cheias de , que não podiam causar muito dano, mas não eram de forma alguma nada que pudesse se parecer com a versão oficial do Fortnite para Android Os especialistas em segurança estão convencidos de que isso só vai piorar à medida que o Fortnite para Android se tornar mais popular.
