O que posso fazer se o WhatsApp for invadido?
Índice:
- Bloquear cartão SIM
- Reinstale o WhatsApp em outro celular com o mesmo número
- Solicitar bloqueio de conta do WhatsApp
- Feche todas as sessões do WhatsApp Web
- A versão especialista
O aplicativo de mensagens WhatsApp é seguro. Possui criptografia de ponta a ponta tanto quando você envia e recebe mensagens, como também quando faz o mesmo com fotos e áudios, ou mesmo em videochamadas Porém, existem situações que podem colocar em risco sua conta do WhatsApp: quando seu celular é roubado ou quando acessam sua conta pelo WhatsApp Web ou descobrem a senha do seu celular, por exemplo. Bem, isso é o que você deve fazer se isso acontecer e eles usurparem você ou tiverem acesso à sua conta do WhatsApp de alguma forma.
Bloquear cartão SIM
A primeira coisa que você deve fazer é bloquear seu cartão SIM Isso é feito ligando para sua operadora e solicitando o bloqueio por perda ou roubo do celular. Desta forma, o operador inutilizará o referido cartão e qualquer serviço telefónico oferecido através do mesmo: sem chamadas, sem mensagens SMS, sem dados da Internet.
Dessa forma, o aplicativo WhatsApp não conseguirá se conectar à rede e confirmar o vínculo entre conta e número de telefone, portanto não será possível registrar novamente ou reinstalar o WhatsApp no dispositivo. E é que o WhatsApp envia um SMS com um código de confirmação que não poderá entrar pelo cartão SIM bloqueado.
Agora, se o WhatsApp ainda estiver instalado no celular e ele se conectar a uma redeWiFi, é possível continuar usando o aplicativo Serviço de mensageiro. Ou seja, se eles tiverem acesso ao aplicativo, poderão ver suas conversas e enviar mensagens em seu nome.
Reinstale o WhatsApp em outro celular com o mesmo número
Se bloquear o seu cartão SIM através do seu operador, deverá solicitar um novo, ou um duplicado, para manter o mesmo número de telefone e todos os serviços contratados. Bem, com este novo cartão e o mesmo número, você pode reinstalar o WhatsApp em outro celular
Isso força o sistema do aplicativo de mensagens a logout automático do antigo celular, onde o cartão foi bloqueado, e enviar uma nova confirmação e SMS de registo. Dessa forma, garantimos que ninguém mais possa ver as conversas e mensagens, e ninguém possa usurpar nossa identidade em nosso WhatsApp.
Solicitar bloqueio de conta do WhatsApp
Além de todas essas etapas, o WhatsApp permite que você entre em contato por e-mail e solicite o bloqueio da conta.Tudo o que você precisa fazer é escrever uma mensagem com a seguinte frase “Telefone roubado/perdido: Por favor, desative minha conta” Além disso, você deve adicionar seu número em internacional formato, ou seja, com o prefixo "+34" se for um número da Espanha, por exemplo.
Desativar sua conta do WhatsApp não a exclui permanentemente. Ele permanece em estado inativo por 30 dias, aguardando uma nova solicitação de ativação. Isso significa que seus contatos continuam vendo sua foto de perfil e que as mensagens recebidas estão esperando para serem entregues durante esse período de latência, mas não além de 30 diasClaro, se você não ativar sua conta do WhatsApp após dar o pedido de desativação, ela será totalmente excluída após 30 dias.
Feche todas as sessões do WhatsApp Web
Menos radical e mais confortável é a opção de fechar todas as sessões abertas no WhatsApp Web. Isso geralmente é uma fonte de vazamentos de informações e usurpação no sistema de mensagens. Porque se você usar o WhatsApp Web em outro computador e não sair, outras pessoas poderão acessar essa conta.
Para fechar todas essas opções de hacking e roubo de identidade basta clicar nas reticências do aplicativo WhatsApp e acessar o WhatsApp Web. Nesta tela você tem acesso a todas as sessões abertas do WhatsApp Web em diferentes computadores. Você pode saber em quais computadores eles foram abertos (de acordo com o sistema operacional) e também a data e hora de uso dessa sessão. Com isso você já deve saber se esse meio foi utilizado para obter seus dados ou revisar suas conversas.
A função fechar todas as sessões está localizada nas sessões que aparecem nesta tela. Ao fazer isso, você garantirá que ninguém mais, através do WhatsApp Web em outros computadores, possa ver sua conta do WhatsApp. Claro, você terá que digitalizar o código QR novamente em seu computador quando for fazer login.
A versão especialista
Existem diversas formas de hackear sua conta do WhatsApp, ou melhor, de acessá-la. Hackeando completamente seu telefone para acessar diferentes aspectos dele ou obtendo para entrar no iCloud ou Google Drive para capturar suas cópias de mensagens. Situações que conseguem contornar as barreiras de segurança do aplicativo de mensagens. O que fazer então nesses casos? Segundo o informático Carlos Aldama, existem várias tarefas a realizar nestes casos.
Quando percebemos que nossa conta do WhatsApp está sendo usada ou nossas conversas foram acessadas por algum meio de hacking, o mais recomendável é o seguinte. O principal é alterar as senhas dos diferentes serviços de armazenamento (iCloud e Google Drive) e ativar a autenticação dupla quando possível. Uma forma de impedir que aqueles que obtiveram nossas senhas acessem nosso conteúdo.
Por outro lado, se é o nosso celular que sofreu uma vulnerabilidade, Aldama propõe fazer um hard-reset ou uma formatação completa do terminal É a única maneira de garantir que qualquer malware ou conexão involuntária desapareça do terminal de forma eficaz.
