Um aplicativo removido da App Store ainda está na Play Store e pode roubar dados
Não parece que a controvérsia do vazamento de dados do Facebook terá uma solução que acabe com o problema com um final feliz. Se ainda está em alta o megaescândalo da consultora Cambridge Analytica, através da qual o Facebook conseguiu alterar o curso da história ao influenciar o voto a favor de Donald Trump, agora é hora de lidar com a Apple e uma venda de bens pessoais dados por meio de um aplicativo de propriedade do Facebook. O aplicativo se chama Onavo e já foi removido da Appstore por violar as Diretrizes da comunidade da loja.
Após receber pressão da empresa localizada em Cupertino, o Facebook teria decidido retirar seu aplicativo VPN da loja de aplicativos da Apple por, aparentemente, violar a política de privacidade. Há algum tempo, a App Store reforçou a seção de privacidade de seus usuários, regulando e impedindo que os aplicativos vendam dados pessoais dos usuários de tais aplicativos a terceiros. Nessa situação, Onavo estava quebrando as regras e foi imediatamente eliminado.
Onavo Protect é um aplicativo que o Facebook comprou de uma startup israelense em 2013. Com esse aplicativo, supostamente, os dados do usuário ficavam livres de serem rastreados pelas páginas da web em que o usuário usuário entrava. O usuário ativou este aplicativo e pode navegar na Internet 'incógnito'.Mas, como revelou o Wall Street Journal em reportagem, o Facebook aproveitou e coletou, para uso próprio, esses mesmos dados que, aparentemente, não foram divulgados a sites e serviços de terceiros. Graças a essa coleta de dados, o Facebook sabia que deveria comprar o serviço de mensagens do Facebook ou a rede social Instagram. A Onavo não engana ninguém, pois nos termos de serviço indica que todos os dados coletados podem ser compartilhados com a empresa afiliada, ou seja, o Facebook.
Em fevereiro deste ano, o Facebook convidou todos os usuários a instalar o Onavo Protect, por meio de uma atração em forma de botão no aplicativo. E muitos acabaram instalando esse aplicativo que prometia economia de dados tanto na navegação quanto na navegação privada. O pior caso é que o aplicativo Onavo Protect continue funcionando na Play Store sem ser removido.Isso significa que o usuário do iPhone está mais seguro em sua loja de aplicativos do que o usuário do Android?
Curiosamente, ao pesquisar 'Onavo Protect' na Google Play Store, o nome não aparece no título do aplicativo Temos Temos que ir até o nome do desenvolvedor, em tamanho de fonte bem pequeno, para ler Onavo. Em vez disso, o aplicativo se autodenomina Protect Free VPN+Data Manager. Um aplicativo, aliás, que mais de 10 milhões de usuários de Android já baixaram e instalaram em seus celulares. De seu especialista, aconselhamos você a não baixar este aplicativo, pois seus dados podem ser expostos à venda de terceiros. Como podemos ver, o Facebook não para de alimentar sua má reputação por meio de estratégias que continuam trazendo as cores, semana após semana.
