Índice:
O Google não se dedica apenas a analisar e pesquisar páginas da Web para torná-las localizáveis por meio de seu navegador de Internet. Também está digitalizando arte de todo o mundo. É por isso que a sua aplicação Google Arts & Culture (artes e cultura) é uma fonte de informação sobre pintura e arquitetura, bem como história da arte para todos os interessados nestas disciplinas da humanidade. Claro, eles também se divertem com funções como o Art Selfie, com o qual encontre seu duplo em uma das imagens digitalizadas a partir de uma simples selfie ou retrato.
Esta é uma função incluída neste aplicativo de cultura. Longe do que possa parecer, existe muita tecnologia por detrás, mas muito provavelmente irá chamar a sua atenção devido ao seu aspeto divertido. Na verdade, inteligência artificial e aprendizado de máquina se encarregam de analisar sua selfie e comparar suas características com as dos rostos escaneados de diferentes obras de arte cadastradas em seu sistema. Desta forma, cria toda uma seleção de rostos mais ou menos familiares com os quais existe uma alta porcentagem de semelhança.
O interessante de tudo isso, além do bom tempo que você passa comparando seu próprio rosto com o de personagens captados em pinturas, são todas as informações a que você tem acesso. E é isso, um simples clique na face pintada permite-nos saber dados históricos sobre a pintura a que pertence ou sobre o autor que a pintou.
Como fazer sua própria comparação
O processo é simples e adequado para qualquer usuário. Claro, você precisa baixar o aplicativo Google Arts & Culture, que é grátis para Android e iPhone Basta acessar a Google Play Store ou a App Store, dependendo da plataforma à qual pertence nosso celular, e baixe-o como qualquer outro aplicativo.
Uma vez lá dentro, sem registo prévio ou configuração de qualquer tipo, procuramos a função Art Selfie. Você pode encontrá-lo no feed ou no mural do aplicativo, pois foi lançado recentemente para todos os usuários. O aplicativo diz que você precisa tirar uma selfie para compará-la com milhares de obras de arte para encontrar correspondências razoáveis. Resta clicar em Iniciar e dar permissão ao aplicativo do Google para usar a câmera.
Neste momento estamos tirando uma selfie Lembre-se de que a inclinação do rosto, a iluminação e a expressão podem fazer a diferença o futuro do resultado. E é que mesmo tirar uma selfie com ou sem óculos faz com que a porcentagem de semelhança com as diferentes obras varie notavelmente. O bom é que você pode repetir o processo quantas vezes quiser, então não se preocupe muito com a aparência da selfie.
Depois de fazer a captura de tela, o aplicativo Google Arts & Culture leva alguns segundos para analisar e comparar seus recursos. Um processo que é mostrado com uma simples animação no seu autorretrato, diminuindo o tempo de espera. Em apenas alguns segundos você poderá ver o resultado e surpreender-se com as possíveis semelhanças
O Google Arts & Culture propõe uma série de similaridades, todas elas ordenadas de acordo com a porcentagem de similaridade. Você só precisa clicar nos círculos com rostos semelhantes na parte superior para ver as diferentes comparações com relação à sua selfie. Todas elas são intituladas com o nome do personagem semelhante E, como dissemos, você pode pesquisar ainda mais sobre a obra apenas clicando na imagem.
Mas o mais divertido é ver as reações de seus amigos, familiares e seguidores. Para fazer isso, você pode compartilhar a comparação com o símbolo no canto superior direito. A partir daqui, você pode enviar a imagem resultante via WhatsApp, postá-la no Instagram ou compartilhá-la por e-mail ou qualquer canal social.
