Conhecemos o iTunes como o principal programa da Apple para usar como biblioteca de música. A partir dele podemos editar, transferir, baixar ou deletar as faixas musicais que quisermos da nossa biblioteca no computador Macs são o programa padrão para gerenciar as faixas musicais e dado o seu excelente desempenho e enormes capacidades de edição, poucos acabam por procurar uma alternativa ao sistema operativo da apple.
No Windows podemos baixar o programa e sua eficiência ainda é excelente, muito pouco abaixo do que é em MacOs.O iTunes geralmente é usado a partir de qualquer um dos dois sistemas operacionais para transferir música para o iPhone ou iPad, mesmo sem cabos e de forma rápida e fácil. Mas o que acontece se o que queremos é ter nossas músicas organizadas no programa da Apple mas transferi-las para um dispositivo Android, é possível? Você pode, e é relativamente simples.
Para começar, é importante esclarecer que pode ser feito de várias formas e que muitos programas foram criados para esse fim, mas vamos focar em dois modos livres, um sem fio via WiFi e outro outro através do cabo USB do nosso telefone ou tablet Android.
No modo sem fio a maneira mais fácil é com o AirDroid, um programa para Windows e MacOs que permite cadastrar até três dispositivos gratuitamente e transfira todos os tipos de arquivos entre eles. A maneira é simples, depois de baixar o programa e se registrar com um e-mail sem nenhum custo - também não receberemos nada disso - sincronizamos com nosso terminal Android.À esquerda, na categoria 'Meus dispositivos', escolhemos o nome do nosso dispositivo e aparece na tela uma espécie de caixa de conversa, como o Skype ou o antigo MSN Messenger, só que aqui em vez de frases estarão os arquivos transferidos acima e o que queremos enviar arraste na parte inferior.
Basta selecionar a música ou músicas do iTunes que queremos colocar no dispositivo Android e arrastá-las para esta caixa, teremos em questão de segundos em nosso celularTambém dependerá do número e peso das faixas e da conexão WiFi, é claro que não levará o mesmo tempo para transferir duas faixas de 6Mb do que quinze faixas de 9Mb. A vantagem de transferir as músicas do iTunes é que tudo o que tivermos editado no programa de gerenciamento de música da Apple, veremos implementado em nosso player, apesar de ser do Android.
Quanto à transferência de música via cabo, dois programas totalmente gratuitos facilitam muito, um para fazer com todos os dispositivos Android e outro para terminais exclusivamente Samsung. O primeiro método é através do popular Android File Transfer, que na Espanha aparece quando baixado como um Android File Transfer Application. Somente conectando nosso terminal e dando permissão para o computador acessar, podemos transferir os arquivos do iTunes para as pastas apenas arrastando-os para elas. Seu funcionamento não poderia ser mais básico.
A alternativa para terminais Samsung é com Samsung Smart Switch, que funciona da mesma forma que o Android File Transfer Ao conectar o dispositivo e abrir o programa aparecem as pastas do nosso smartphone Android e nas quais queremos colocar as músicas do iTunes, basta selecionar essas músicas e arrastá-las para a referida pasta.Ambos os métodos também são muito eficientes ao transferir para o cartão SD, algo que não é feito facilmente em todos os dispositivos Android.
Como dissemos no início, existem outros programas e métodos, mas achamos estes os mais confiáveis, atingem todos os dispositivos Android e os dois principais sistemas operacionais de computadores e são totalmente gratuitos, então não podemos pedir mais.
