Índice:
O Google lançou o Android 9.0 Pie - ou simplesmente Android P- e já existe uma versão final para que possamos instalá-lo nos Pixels. Progressivamente e por meio de atualizações chegará ao restante dos terminais, mas o que podemos antecipar é que o produto final será um dos mais inovadores em anos para o sistema operacional do Google Embora seja verdade que o melhor que podemos ver as novas funções é no Android puro, já que em sistemas mais customizados pelas marcas, algumas funções podem entrar em conflito.Ainda assim, o Android P incorpora novas e interessantes funcionalidades e antes de as desenvolver deixamos-lhe este guia sobre as diferentes formas de instalar o novo sistema da Google já disponível para download.
1. Baixe a atualização OTA (Over the air)
Para testar o Android Pie no Pixel, temos que ir ao menu de configurações do telefone, selecionar Sistema, Atualização do sistema e depois Verificar atualizaçõesSe a atualização over-the-air estiver disponível para o Pixel, ela deverá ser baixada automaticamente. Reiniciamos o telefone após a instalação da atualização e executaremos o Android Pie rapidamente.
Se não quisermos esperar pela atualização OTA, temos instruções para saber como instalar o Android Pie por meio de imagens de fábrica e arquivos OTA.
2. Flash Android 9 no telefone
A instalação do Android Pie por esse método leva mais tempo e complicações do que pelo sistema OTA, mas algumas pessoas preferem fazer dessa forma, então explicaremos como fazer.
Primeiro os arquivos são baixados:
O Google já lançou imagens de fábrica do Android Pie e arquivos OTA para todos os quatro telefones Pixel. Precisamos baixar o arquivo apropriado para o dispositivo antes de começar.
Para Android Pie Factory
Para Android Pie OTA
E aqui está o que precisamos para iniciar o processo:
- Android SDK instalado no dispositivo com comando ADB e Fastboot funcionando com sucesso: tutorial aqui.
- 7zip ou um programa semelhante que pode lidar com arquivos .tgz e .tar.
- Um bootloader desbloqueado no telefone.
- Um dispositivo Pixel compatível e um cabo USB para conectá-lo ao seu computador.
Desbloquear bootloader do telefone
A primeira coisa que precisamos fazer é desbloquear o bootloader do telefone seguindo as instruções. É fácil de fazer e não requer muito conhecimento técnico Desbloquear o bootloader apagará todos os dados do nosso dispositivo, por isso devemos fazer um backup antes.
- Ative as opções do desenvolvedor acessando "Sobre o telefone" e tocando em "Número da versão" sete vezes.
- Habilitamos a depuração USB e o desbloqueio OEM no dispositivo na seção "Opções do desenvolvedor".
- Conectamos o Pixel ao computador com um cabo USB.
- Abrimos a janela de comando no computador.
- Inicializamos o Google Pixel no modo bootloader com o seguinte comando: adb reinicia o bootloader (se você nos pedir para autorizar, dizemos que sim).
- Quando o dispositivo inicializar no modo bootloader, digite este comando: fastboot flash unlock.
- Aparecerá uma tela de confirmação. Pressione a tecla de aumentar o volume para realçar sim e o botão liga/desliga para iniciar o processo de desbloqueio do carregador de inicialização.
- Uma vez desbloqueado, nosso dispositivo será reinicializado no modo bootloader. Agora é só digitar fastboot reset para finalizar o processo.
Flash Android Pie no Pixel
Flash do Android P em nosso smartphone pode ser bastante simples, mas ainda podemos ter problemas se não seguirmos atentamente as instruções abaixo.
Passo a passo:
- Vamos ao menu do bootloader para testar se nosso dispositivo e o computador estão sincronizando ao gravar em dispositivos fastboot: se retornarmos com o número de série do smartphone, ele está pronto para iniciar.
- Preparamos a imagem de fábrica que baixamos anteriormente. Usamos o 7zip para extrair o arquivo .tgz que baixamos e novamente para extrair o arquivo .tar que extraímos do .tgz. Isso criará uma pasta com vários arquivos.
- Copiamos todos esses arquivos e os colamos na pasta de ferramentas da plataforma no Android SDK em nosso computador. Devemos encontrá-lo na pasta Program Files (x86) no Windows.
- Existem dois arquivos flash-all. Os usuários do Windows devem clicar duas vezes naquele com o logotipo da engrenagem e diz “Windows Batch File” à direita. Para Linux, clique duas vezes em flash-all.sh.
- Aparecerá uma caixa pop-up e veremos que a instalação está ocorrendo. Enquanto isso acontece, não desconectamos nosso dispositivo em nenhum momento.
- Quando o processo de instalação terminar, nosso terminal será reiniciado automaticamente. Então podemos desconectar o dispositivo do computador e começar a desfrutar do Android P.
E se o método flash-all não funcionar?
Por alguma razão, nem todo mundo tem sorte com scripts em Flash. Se eles falharem em qualquer caso, existe outra maneira Na verdade, é bem simples. Primeiro, precisamos ter certeza de que ainda estamos no estado apropriado do carregador de inicialização e conectados ao nosso computador. No computador, devemos escrever o seguinte:
Primeiro atualizamos o bootloader com o seguinte comando: fastboot flash bootloader .img
Próximo: boot reboot fastboot-bootloader
Em seguida, pisque o rádio com o seguinte comando: fastboot flash radio .img
Próximo: boot reboot fastboot-bootloader
Flashamos a imagem com: flash fastboot -w update .zip
Depois disso, nosso dispositivo pode reiniciar automaticamente. Caso contrário, digitamos: fastbootreset
E este é o método para instalar o Android Pie no Pixel. Quando o novo sistema operativo da Google chegar a outras marcas, veremos as experiências de instalação e, sobretudo, manuseamento fora do puro Android dos Pixels.
