Chrome ou Edge para Android Qual navegador é melhor?
O Google Chrome domina o mundo dos navegadores há alguns anos, seja em PCs com Windows ou telefones celulares executando seu próprio sistema Android nativo. Todos nós já usamos o bom e velho Internet Explorer, mas apenas para baixar o Google Chrome em nosso PC com Windows. Apenas o Firefox conseguiu lutar contra ele em algumas ocasiões.
No Mac é verdade que o Safari, desenvolvido pela própria Apple, tem uma parcela de usuários tão grande quanto o Chrome.Mas no Android, praticamente nenhum navegador ousou ofuscar o navegador do Google. Para atualizar sua aposta como navegador, a Microsoft substituiu o Internet Explorer por um novo em 2015. Chama-se Microsoft Edge. E vamos detalhar se é uma boa alternativa ao Google Chrome. Agora Edge chegou com força e em algumas áreas pode questionar o domínio do Chrome
Apesar disso, os usuários que o utilizam não são de forma alguma a maioria, em parte por desconhecimento, em parte por fidelidade ao ecossistema Chrome, que está disponível em todas as plataformas. Portanto, para competir com o Chrome, a Microsoft teve que lançar versões móveis do navegador Edge. E eles fizeram isso no ano passado. O navegador Edge agora está disponível para Android e iOS. E, recentemente, eles também anunciaram o Edge para iPad e tablets Android.
Agora que o navegador Edge está disponível em todas as plataformas, achamos interessante comparar o Edge e o Chrome em dispositivos Android. Vamos ver se vale a pena a mudança.
Tamanho do aplicativo
Há uma pequena diferença no tamanho de ambos os aplicativos. Enquanto o Edge pesa cerca de 40-50 MB, o Google Chrome pesa consideravelmente mais, variando de 60-70 MB.
Novo design de guia
Ao contrário do Chrome, que exibe as guias abertas no momento em um layout flutuante, o navegador Edge as apresenta em um layout ordenado baseado em cartão. Podemos fechar uma guia ou todas as guias em qualquer um dos navegadores.
A única coisa que parece estar f altando é a contagem de abas abertas no ícone de nova aba. No Chrome e em outros navegadores, o ícone de nova guia mostra o número de guias abertas no momento. Mas parece que Microsoft não viu a necessidade de adicionar este recurso
Interface de usuário
Ambos os navegadores têm telas iniciais quase idênticas. Com a barra de pesquisa na parte superior seguida pelos sites mais visitados e, em seguida, o feed de notícias personalizado.
No entanto, vamos notar uma grande diferença entre os dois. Microsoft Edge tem uma guia inferior que contém os botões voltar e avançar, um botão de nova guia e o menu No navegador Chrome, tudo isso exceto o botão de nova guia, eles estão agrupados no menu de três pontos verticais na parte superior.
Favoritos, histórico e downloads
Os fãs de organização vão adorar o Microsoft Edge. Ao contrário do Chrome, que tem opções separadas para favoritos, histórico e downloads, o Edge os agrupou em um único ícone.
O ícone está presente ao lado da barra de endereço, tornando-o facilmente acessível em qualquer tela. Também inclui artigos que você salva em sua Lista de Leitura. Tudo isso estará disponível em todos os dispositivos.
Modo de leitura
Embora ambos os navegadores suportem o modo de leitura, existem algumas diferenças importantes entre os dois. Por um lado, Edge nos permite salvar sites no modo de leitura para leitura posterior. Esses sites podem ser acessados a partir da lista de leitura no Edge, conforme mencionado acima.
O Chrome, por outro lado, não permite salvar sites no modo de leitura, mas oferece várias opções para personalizar páginas em modo de leitura ou como o Google os chama de 'visualização simplificada'.
Podemos estabelecer temas como claro, escuro e sépia para o modo de leitura. Também temos a oportunidade de alterar o estilo e o tamanho da fonte. Para alterar a aparência do modo de leitura, devemos tocar no ícone de três pontos no navegador Chrome e pressionar Aparência.
Tópicos
Embora o Chrome suporte o tema no modo de leitura, ele não oferece uma opção para alterar os temas no modo normal. Felizmente, o Edge também nos permite definir temas no modo normal.
O mesmo tema também será usado para o modo de leitura. Ele suporta três tipos de tema: Padrão, Claro e Escuro. Para alterar os temas no navegador Edge, toque no ícone de três pontos na parte inferior e selecione Configurações. Em seguida, vamos para Aparência e Tema
Código de barras integrado e leitor de QR
Além de digitar ou usar nossa voz para abrir um site, Microsoft Edge vem com um código de barras integrado e leitor de código QRPresente na barra de pesquisa na tela inicial do Edge, você encontrará o scanner.O Chrome, por outro lado, não inclui código de barras ou leitor de QR.
Modo de economia de dados
Se estivermos com poucos dados ou em uma área com pouca conectividade com a Internet, podemos ativar o modo de economia de dados integrado do Chrome Isso compactará as páginas e salvará seus dados valiosos. Edge, neste caso, é o que não possui este modo.
Suporte para computador
Esta é uma das características mais interessantes em sua comparação. Com o navegador Edge, podemos continuar lendo artigos em nosso PC com apenas um toque Ele vem com este ótimo recurso: Continuar no PC, que envia a URL atual automaticamente para o PC conectado. Não precisamos digitar a URL manualmente no computador, o Edge fará isso por nós.
No entanto, primeiro precisamos vincular nosso dispositivo móvel ao Windows 10 PC para conseguir isso.O Google Chrome não possui esse recurso Isso significa que, por enquanto, temos que usar aplicativos de terceiros para enviar links para o computador no Chrome Android.
Devemos mudar para o Edge?
É difícil convencer os usuários, pelo menos por enquanto, a mudar do Chrome para qualquer outro navegador. Mas, se formos usuários do Windows 10, não custa nada experimentar o navegador Edge em nosso telefone Android Isso não significa que outros usuários não serão tentados a experimente, afinal é um excelente navegador com modo privado semelhante ao Chrome.
Além disso, o Microsoft Edge parece um pouco mais rápido que o Google Chrome. Mesmo no modo normal, as páginas carregam mais rápido. Por tudo isso, não parece loucura dar uma chance ao novo navegador da Microsoft. Você vai adorar.
