Android permite que você altere muitos de seus recursos e, dependendo de como configuramos nosso dispositivo, ele pode responder mais ou menos rapidamente enquanto navegamos pelo sistema. Os aplicativos e como os usamos também desempenham um papel importante quando se trata dos recursos que o sistema operacional consome. Conhecer bem o funcionamento dos aplicativos e das configurações do telefone pode fazer com que nosso dispositivo execute operações mais rapidamenteVemos algumas dicas para deixar nosso sistema mais leve.
Atualize seu smartphone
Em primeiro lugar, vale a pena garantir que nosso dispositivo esteja totalmente atualizado. De vez em quando, uma versão mais recente do Android é lançada, uma interface de usuário atualizada, um patch ou uma correção de bug. Qualquer uma dessas ações pode ajudar a acelerar o Android.
Para saber se seu telefone precisa de atualização, acesse Configurações> Sobre o dispositivo> Atualização de software.
Vale a pena verificar continuamente se há atualizações para aplicativos específicos, especialmente em emuladores. Às vezes, uma única atualização pode fazer uma grande diferença. Isso também vale para o Google Play Services, pois ele controla quase tudo no dispositivo.
Instalar uma ROM personalizada
Se o Google não apresentar atualizações, instalar uma ROM personalizada pode resolver o problema. Isso é basicamente a instalação de uma versão personalizada do Android.
Permitirá instalar mods criados pela comunidade para fornecer melhor desempenho ou mais recursos, ou pular para a versão mais recente do Android quando o terminal não for mais oficialmente compatível com ele.
Há um risco inerente em fazer isso. Teremos que fazer root, o que tem uma chance muito real de bloquear o dispositivo. Alguns aplicativos - como bancos - não funcionam. Mas se você estiver confiante em suas habilidades tecnológicas ou em brincar com um dispositivo antigo ou sobressalente, este método pode dar nova vida a um gadget antigo e realmente acelerá-lo.
Limpar tela inicial
É importante limpar a tela principal de tempos em tempos. Se você tiver uma tela inicial com papel de parede coberto por widgets exibindo notícias, previsão do tempo e mídia social, poderá notar um leve puxão ao passar de uma tela para outra. Se habilitamos algo como o feed Bixby, seria melhor desconsiderá-lo. Mudar para uma tela inicial melhor também pode ajudar a acelerar as coisas
Reduzir animações
Este pequeno truque é bastante conhecido. Na verdade, não vai acelerar o seu telefone, mas o tempo de transição reduzido entre as telas e os aplicativos faz com que tudo pareça mais rápido.
Para fazer essa alteração, devemos acessar as Opções do desenvolvedor nas configurações do dispositivo (também em Atualização de software).Procuramos onde diz "Build number" e tocamos nessa opção sete vezes. Agora vamos para o menu Opções do desenvolvedor, onde diz Transition Animation Scale Se definirmos isso como "off", os aplicativos simplesmente aparecerão, em vez de fazer as decorações aparecerem. Também podemos desabilitar o dimensionamento da animação do Windows e o dimensionamento da duração do Animator.
Forçar renderização de GPU
Outro truque com o qual podemos brincar é Forçar a renderização da GPU. Isso usará a unidade de processamento gráfico (GPU) do telefone em vez da renderização de software para alguns elementos 2D que ainda não estão aproveitando essa opção. Isso significa renderização de interface do usuário mais rápida, animações mais suaves e mais espaço para respirar para sua CPU
A GPU consome mais energia do que a CPU, então também podemos reduzir a duração da bateria em 5-15 por cento.
Mudar para SKIA
Se tivermos o Android Nougat ou superior, podemos tentar mudar o mecanismo de renderização da GPU para SKIA, que segundo alguns usuários reduz o lag nos jogos. O uso dessa configuração diminui o desempenho no Dolphin, por exemplo. Novamente, isso está no menu Opções do desenvolvedor junto com algumas de nossas outras configurações para acelerar o Android
Já que estamos nisso, também podemos tentar o Force 4x MSAA. Este é um método anti-aliasing que não fará os jogos correrem mais rápido, mas pode torná-los mais bonitos. No entanto, isso esgotaria a bateria e poderia causar alguma lentidão, portanto, sua métrica pode variar. No entanto, não há mal nenhum em tentar essas configurações. Fazemos comparações e ficamos com o que mais gostamos.
Navegue mais rápido
Se quisermos acelerar a experiência de navegação, ativamos o modo "Economia de dados" no Chrome Isso comprime as páginas, permitindo menos dados uso e tempos de carregamento mais rápidos. Esse truque prejudicará um pouco a qualidade da imagem, mas ainda será mais do que aceitável. Obviamente, a página da Web deve primeiro ser enviada ao Google para compactação antes de ser enviada ao celular, portanto, nossa velocidade de dados é um fator importante nesse processo. Isso no menu de configurações do Chrome. Também podemos testar em outros navegadores.
Limpe os dados do cache ou use o CCleaner
Os dados em cache são informações armazenadas pelos aplicativos para iniciar mais rapidamente e, assim, acelerar o Android. Um navegador pode armazenar em cache as imagens de um site que você visita com frequência, portanto, não é necessário fazer o download da imagem toda vez que você carrega a página.
Os dados em cache devem tornar o telefone mais rápido. Mas também pode ter um impacto negativo se o cache estiver sobrecarregado - sem falar que ocupa espaço desnecessário em nosso dispositivo. Para aplicativos com caches muito grandes, podemos excluir os dados em cache individualmente navegando até as informações do aplicativo> Storage> Limpar cache Existem aplicativos para acelerar todo esse processo, como o CCleaner.
Desativar sincronização automática
Se você tiver um telefone relativamente moderno, é provável que funcione muito bem na maioria das condições. A única vez que podemos notar lentidão é quando você baixa e instala novos aplicativos. Algo semelhante está acontecendo constantemente enquanto os aplicativos são sincronizados.Vamos ao menu Contas nas configurações e veremos que a opção "Sincronizar dados automaticamente" está ativada. Provavelmente não devemos mudar isso, a menos que tenhamos um dispositivo mais antigo exclusivamente para jogos ou navegação.
Ao selecionar aplicativos individuais da lista, devemos ser capazes de desabilitar alguns individualmente ou modificar suas configurações em seus próprios menus. Vamos ter em mente os aplicativos que estamos instalando e esquecer que eles podem estar sincronizando em segundo plano. Devemos nos perguntar se os aplicativos precisam ser sincronizados a cada meia hora, ou se uma vez por dia seria suficiente
Serviços de segundo plano
Devemos pensar em remover quaisquer serviços de back-end desnecessários. Os serviços em segundo plano são aplicativos executados continuamente em segundo plano. Um exemplo positivo é o aplicativo SMS, que roda em segundo plano para que possamos ouvir as mensagens.Mas muitos mais também têm processos em segundo plano: 7Zipper, por exemplo, precisa ser capaz de continuar descompactando arquivos grandes enquanto fazemos outras coisas. Isso costuma ser bom, mas outros aplicativos que talvez ainda não tenhamos em mente podem tomar algumas liberdades.
Vamos novamente ao menu Opções do Desenvolvedor e procuramos por "Verificação de antecedentes". Aqui veremos quais aplicativos podem ser executados em segundo plano Nós nos livramos daqueles que não precisamos e as coisas podem ser aceleradas. Isso também é bom para a duração da bateria. O Facebook é um bom lugar para começar devido aos gastos excessivos.
Evite assassinos de tarefas
Os dispositivos Android são realmente muito eficientes ao gerenciar sua própria memória: muitas vezes há uma razão pela qual os aplicativos permanecem ativos. Iniciar um aplicativo do zero leva mais tempo e consome mais bateria do que alternar para um que está pausado.Se abrirmos um aplicativo que requer mais memória, o Android fechará automaticamente os menos importantes para liberar espaço.
Por esse motivo, o uso de matadores de tarefas ou gerenciadores de tarefas pode tornar o dispositivo mais lento. Se eles nos ajudaram antes, isso provavelmente significa que um ou mais de nossos aplicativos estão com defeito. A melhor maneira de lidar com isso é identificá-los e desinstalá-los individualmente. O mesmo vale para dados em cache, então devemos fazer isso de vez em quando.
Overclocking
Se estivermos interessados em aumentar o desempenho, o overclock provavelmente é uma boa opção. O overclocking consiste em aumentar as velocidades de clock dos componentes - como a CPU - para que, através do BIOS, eles funcionem mais rápido do que foram projetados.
É um método testado e comprovado para os jogadores de PC maximizarem o desempenho do hardware e pode funcionar tão bem em um smartphone, desde que você tenha um bom aplicativo de overclock instalado. Isso também traz algum risco. Os OEMs impõem restrições à velocidade do relógio por um motivo: eles evitam o superaquecimento, o esgotamento da bateria e possíveis danos às peças internas do telefone.
Não vamos esperar que isso faça muita diferença na maioria dos casos em que o usamos. Claro, não vamos esquecer de verificar os menus de configurações do jogo. Reduzir as configurações gráficas geralmente pode fazer com que um jogo lento ou atrasado melhore nesse aspecto.
Reiniciar tudo
Se nada funcionar e percebermos que o telefone não funciona mais tão rápido quanto antes, uma opção drástica é simplesmente executar uma redefinição de fábrica Isso pode remover qualquer lixo que o dispositivo possa ter acumulado e, com sorte, deixar nosso telefone funcionando como novo novamente.
