Não se preocupe, o problema foi corrigido e o Telegram continua mantendo seu título de serviço de mensagens mais seguro e privado. Mas vale lembrar que toda ferramenta da Internet tem vulnerabilidades e perigos, por mais que sua fama a preceda. Nesse caso, o aplicativo de computador Telegram expôs o endereço IP de seus usuários. Bem em um momento específico da conversa. Apenas por um momento. Mas era perigoso revelar a possível localização de quem usa essa ferramenta para conversar.
O problema foi descoberto por Dhiraj Mishra, um pesquisador de segurança. Em sua experiência, Mishra verificou que o aplicativo de desktop Telegram compartilha o IP público e privado do usuário durante as chamadas de voz Isso ocorre devido à impossibilidade de desabilitar o usuário-para- tecnologia do usuário, como acontece na versão móvel. Essa estrutura faz com que essas informações de IP sejam transferidas, permitindo que outras pessoas saibam a localização dos usuários ou o endereço de seus computadores.
Felizmente, esse problema ocorre apenas no aplicativo de desktop Telegram. E é que nas versões móveis existe a opção de desativar esta tecnologia P2P ou peer-to-peer (de usuário para usuário). Ao desativá-lo, essas informações não são enviadas.No caso do aplicativo desktop, o problema apareceu ao iniciar uma chamada de voz, com a qual são enviadas as informações do endereço IP.
No entanto, e como dizemos, o Telegram está ciente do problema e já providenciou uma solução. Na verdade, o beta versão 1.3.17 e a versão final 1.4 já possuem opções para desabilitar este sistema P2P nas configurações. Claro, e conforme ditado pela política de vulnerabilidade do Telegram, a empresa também recompensou o pesquisador Dhiraj Mishra por encontrar o bug com 2.000 euros.
Fica claro, então, que o Telegram é tão ou mais seguro que o WhatsApp graças à possibilidade de escolher muitos dos aspectos de privacidade das conversas. Mas nada é infalível hoje em dia. Obviamente, o sistema de detecção e solução de falhas, bem como as recompensas relacionadas ao programa Telegram, funcionam muito bem.