7 aplicativos para gravar a tela do seu celular Android sem root
Índice:
Quantas vezes você já se deparou com a situação de explicar como fazer algo no celular, mas está longe de quem está te pedindo? Você gosta de criar tutoriais no YouTube? Você precisa salvar um vídeo que não consegue baixar no seu celular? Todas essas situações e muitas outras têm uma solução simples: capture a tela do seu celular em vídeo. Como as capturas de tela, mas em vídeo para ver toda a ação quantas vezes você precisar.
E não, em telefones Android você você não precisa de permissões de superusuário ou root no seu telefone para capturar a tela. São muitos e variados aplicativos para facilitar seu trabalho. Aqui apresentamos sete deles para que você tenha uma escolha. Todos são gratuitos, embora possam incluir compras no aplicativo.
AZ Screen Recorder: É o nosso aplicativo favorito e o que usamos há anos para nossos vídeos tuexperto.com no YouTube. E é que permite realizar gravações de tela sem a necessidade de ser um usuário root. Algo impensável há alguns anos.
Você só precisa instalá-lo e conceder certas permissões. A partir daqui você pode ir pelo menu de configurações para escolher a qualidade e taxa de bits do vídeo, e até marcar os toques para a tela na gravação. Algo realmente útil para dar direções ou mostrar cada passo dado.
DU Recorder: é outro aplicativo simples e muito completo. Com ele você pode gravar a tela em resolução FullHD a 60 frames por segundo. Também permite realizar transmissões ao vivo do que está acontecendo na tela do seu celular.
O interessante é que, além disso, este aplicativo possui ferramentas de edição incluídas. Assim, uma vez gravado o vídeo, é possível recortá-lo e fazer uma montagem simples para não precisar usar outras ferramentas.
Mobizen Gravador de tela: Se você busca simplicidade, este aplicativo é o ideal. Além de permitir gravações a 12 Mbps em termos de bitrate com resolução de 1080 pixels, também possui um editor de vídeo.
Muitos youtubers o usaram para gravar seus videogames. E é que oferece a possibilidade de captar as reações do usuário enquanto joga, captando o áudio do ambiente. Você só precisa instalá-lo, usar seu botão flutuante para escolher entre gravar vídeo ou capturar a tela como uma foto, e pronto.
Gravador de tela: O único problema é que é um aplicativo em inglês. No entanto, seu design simplificado é muito confortável e útil para quem deseja uma ferramenta de captura de tela rápida. É possível gerenciar algumas configurações como a fonte de som, indicar toques na tela ou escolher a qualidade de gravação de vídeo e som.
Neste caso, a chave distintiva reside no fato de que o aplicativo nos permite escrever e desenhar durante a gravação. Algo realmente útil para dar aulas particulares, dar instruções ou criar todos os tipos de vídeos.
https://youtu.be/3zhtnJCuw7A
Gravador de Tela com Captura de Tela de Vídeo: É mais um daqueles aplicativos realmente completos. E é que não só permite fazer capturas de tela de fotos ou vídeos, mas também possui um editor para reproduzir música de fundo, se necessário. Como o resto dos apps deste tipo, tem um botão flutuante para realizar todas as ações confortavelmente.
Também é personalizável. Assim, no menu de configurações, podemos escolher a qualidade do vídeo resultante, ativar o pincel para desenhar durante a gravação, etc.
ADV Screen Recorder: Mais uma vez, um aplicativo simples para gravar a tela do seu celular Android sem a necessidade de root. Ele está instalado, é dada permissão para ele acessar e salvar fotos e vídeos, e pronto. O bom é que é bem sutil, com um pequeno botão de gravar no canto superior direito. Além disso, possui uma ferramenta de desenho durante a gravação.
Game Screen Recorder: Neste caso, é um aplicativo voltado para quem deseja capturar suas partidas. Seja para compartilhar como um tutorial ou como uma mera jogabilidade. O aplicativo detecta automaticamente os jogos instalados no celular para iniciá-los e começar a gravar sem precisar fazer mais nada.
Também possui uma ferramenta de edição para criar prólogos para que você possa enviar o vídeo diretamente para o seu canal. Ele ainda permite que você personalize o botão flutuante com seu próprio logotipo.
Avisos Importantes
Lembre-se que é necessário ter Android 5.0 (Lolipop) como sistema operacional do seu celular. Dessa forma, você não precisará ser root e poderá usar qualquer um desses aplicativos sem incomodar o seu celular. Você só precisa instalá-los como mais um aplicativo da Google Play Store. Claro, fique de olho nas permissões concedidas: elas devem se concentrar em poder armazenar fotos e vídeos na galeria, gravar a tela e captar o som do microfone, mas não se concentrar nas permissões de localização ou nas informações de seus contatos.
Você deve ser cuidado ao capturar dados confidenciais ou privados ao usar esses aplicativos.Por motivos de segurança, não é recomendável registrar senhas, números de telefone, e-mails pessoais, ferramentas bancárias, etc. Elementos que possam comprometer a sua segurança ou privacidade. Lembre-se disso antes de compartilhar um vídeo gravado com essas ferramentas.
Da mesma forma, você deve saber que gravar conversas e compartilhá-las sem autorização pode violar o direito à privacidade e à honra de terceiros pessoas. Crimes puníveis por lei. Portanto, pense duas vezes antes de tomar a decisão de gravar uma conversa. E ainda mais antes de compartilhá-lo na Internet.
Recomendações
Se você é novo na captura de tela do celular e não controla termos como bitrate ou resolução, você não Não se preocupe. Quando quiser gravar um vídeo com detalhes e definição, certifique-se de passar pelas configurações desses aplicativos para acessar as seções de taxa de bits.Aqui escolha o valor mais alto. Desta forma o vídeo terá mais qualidade e será visto com mais fluidez. Claro, lembre-se de que também ocupará mais espaço na memória do seu celular.
A resolução também implica qualidade de imagem em troca de um tamanho de vídeo maior. Carregue-o para 1080 pixels ou FullHD quando desejar que detalhes, ícones e imagens sejam vistos com mais clareza.
No entanto, essas configurações requerem um processador poderoso. Portanto, se você não possui um celular de última geração, provavelmente terá que equilibrar as coisas com diferentes valores de taxa de bits e resolução.