Fabricantes pagarão ao Google na Europa para incluir a Google Play Store em seus celulares
Índice:
É um recurso essencial. Quantas vezes acede à Google Play Store? Quer pretenda descarregar novas aplicações, atualizá-las ou descarregar conteúdos interessantes, este é um serviço essencial. A questão é que os fabricantes de celulares têm que pagar por isso.
The Verge acaba de publicar uma tabela tarifária – inicialmente confidencial – que fala sobre licenças de até 35 euros por dispositivo para instalar o conjunto de aplicativos que compõem os serviços do Google.Estas são as novas tarifas que serão aplicadas a partir de 1º de fevereiro de 2019.
Fabricantes podem chegar a acordos
Felizmente, parece que os fabricantes de dispositivos não precisariam pagar essas taxas. Pelo menos não em princípio, porque o Google ofereceria a eles a possibilidade de chegar a diferentes acordos, de forma independente, com o objetivo de cobrir parte dos preços que essas licenças teriam
E, na verdade, não estaríamos falando apenas da Google Play Store. Mas também do Google Chrome ou mesmo do sistema de pesquisa do Google. No momento, a empresa de Mountain View não quis oferecer nenhuma explicação a esse respeito.
Mas por que os termos do Google mudaram?
Conforme explicado pelo próprio The Verge, os termos das licenças dos serviços do Google foram modificados devido a uma nova decisão da Comissão Europeia no final deste mesmo mês .
Esta decisão proíbe a empresa de exigir que os fabricantes de telefones celulares agrupem o Chrome e realizem pesquisas no Google por meio de seus aplicativos. No momento, a empresa não quis falar sobre como serão as novas taxas de licenças, mas os termos do contrato e os preços serão avaliados de acordo para cada país e a densidade de pixels de cada dispositivo.
No momento, o documento que o The Verge teve a oportunidade de acessar especifica taxas diferentes, até três níveis. Por exemplo, há países com taxas mais altas, como Reino Unido, Suécia, Alemanha, Noruega e Holanda.Nesse caso, os fabricantes que também tiverem densidade de pixels superior a 500 ppi terão que pagar até 35 euros pela licença do pacote de aplicativos do Google.
Dispositivos com entre 400 e 500 ppi pagarão uma taxa de 18 euros, enquanto aqueles com menos de 400 ppi apenas terão pagar 9 euros. Pode ser que em alguns países essas tarifas sejam bem mais baixas, de modo que por um telefone de alcance básico você pague apenas um pouco mais de 2 euros.
Também existe outra cláusula que pode afetar os fabricantes que decidir não pré-instalar o navegador do Google,Chrome, porque neste Neste Nesse caso, a empresa não daria a eles o incentivo que costuma oferecer para estimular o uso do Google como serviço de busca e de todos os aplicativos vinculados aos serviços da gigante.
A decisão da Comissão Europeia não obriga o Google a cobrar taxas de licença, mas insta o Google a quebrar o pacote de aplicativos que normalmente encontramos instalados em qualquer dispositivo Android.Para o tribunal europeu, empacotar o sistema de busca do Chrome no Android prejudica as oportunidades dos fabricantes de dispositivos de chegar a acordos novos e vantajosos com outros navegadores e mecanismos de busca que possam chegar pré-instalado no equipamento.
