Adeus às figurinhas do WhatsApp para iPhone
Há quase um mês, o WhatsApp adicionou pacotes de figurinhas, uma funcionalidade muito parecida com a do Telegram, mas com um funcionamento diferente. Enquanto os pacotes do Telegram são carregados diretamente no próprio aplicativo, no WhatsApp é necessário instalar e manter outros aplicativos para usufruir desse privilégio. Agora a Apple decidiu remover o adesivo pacotes para WhatsApp da App Store e restringem o upload de novos por, segundo dizem, violar suas políticas.
A explicação encontra-se precisamente no ponto 4.2.3 (i) das políticas da Apple. Nesta seção podemos ler que "o aplicativo deve funcionar sozinho sem exigir a instalação de outro aplicativo". Isso significa que WhatsApp stickers para iOS Eles já têm isso problema desde o início, pois precisam da instalação de outros aplicativos secundários para fornecer a funcionalidade ao aplicativo de comunicação. Dessa forma, se o WhatsApp quiser que os usuários do iOS usem adesivos, ele não terá escolha a não ser encontrar outra maneira de oferecê-los.
É evidente que, ao contrário do Android, a Apple prefere que haja poucos aplicativos no iOS, mas que sejam de qualidade. Portanto, os de Cupertino estão cuidando para que a App Store não fique lotada de apps de terceiros tentando se aproveitar da atração dos stickers para WhatsApp.Portanto, a partir de agora os usuários iOS não terão escolha a não ser limitar-se aos pacotes de figurinhas oficiais,ou aqueles enviados por seus amigos do Android.
É muito provável, no entanto, que no futuro veremos um sistema semelhante ao do iMessage. Uma seção de download dentro do próprio WhatsApp (como o que já vem de fábrica) ou um sistema como o do Telegram. Dessa forma, WhatsApp poderia hospedar os pacotes em seus próprios servidores sem violar a política da Apple. Aconteça o que acontecer, a realidade é que agora todos os pacotes de adesivos para iOS foram removido da App Store e não poderá ser carregado até que não haja alterações no procedimento.