Índice:
- Como as senhas dos usuários vazaram no Instagram?
- Quantos afetados teriam sido detectados?
- O que podemos fazer para evitar esse tipo de incidente?
Não houve nenhum ataque externo de hackers. Mas acaba de acontecer um grave vazamento de segurança Estamos falando do Instagram, rede social que também faz parte do conglomerado Facebook e que agora pode ter exposto as senhas dos usuários .
O problema está diretamente relacionado a um recurso proprietário, que é aquele que permite que os usuários baixem uma cópia de seus dados Instagram tem teve que dar as explicações pertinentes aos usuários que foram afetados por esse erro ou vazamento de segurança.Se você for um dos afetados, precisará agir.
Como as senhas dos usuários vazaram no Instagram?
Como proprietário do Instagram, o Facebook notificou os usuários do Instagram há alguns dias sobre um bug que afetou aqueles que usaram a função que permite baixar todas as informações que O Instagram tem sobre eles Isto inclui, logicamente, as publicações que têm feito, mas também um balanço da sua atividade.
Esses dados são fornecidos aos usuários por meio de um arquivo, que chega por e-mail: aquele que o usuário indicou em sua conta do Instagram. De qualquer forma, na notificação que os usuários receberam alertando-os sobre o ocorrido, foi explicado que, ao usar essa função, o sistema enviava sua senha de acesso ao Instagram em texto simples na URL.
Por algum motivo que os usuários não saberão, As senhas foram salvas nos servidores do Facebook Na mensagem que os usuários receberam informando os usuários sobre o ocorrido , foi relatado que os dados foram removidos e a ferramenta foi atualizada, então agora, em teoria, nada mais pode acontecer.
Quantos afetados teriam sido detectados?
O número de usuários do Instagram que seriam afetados por esse erro seria pequeno. Isso foi indicado pelo The Information, no qual um porta-voz da empresa explicou que os afetados seriam um pequeno grupo de pessoas. O problema seria, ao que parece, no fato de essas pessoas poderem usar sua conta do Instagram em um computador aberto ou compartilhado.
Em qualquer caso, os usuários que não receberam nenhuma notificação sobre este incidente podem ficar tranquilos, em princípio. Mesmo assim, é preocupante que uma rede social como o Instagram tenha erros desse tipo com dados tão confidenciais quanto as senhas dos usuários.
O que podemos fazer para evitar esse tipo de incidente?
Os primeiros a trabalhar, claro, devem ser essas empresas, que devem ter protocolos de segurança muito mais rígidos. Quantas vezes o Facebook vazou os dados pessoais dos usuários? De qualquer forma, os usuários podem seguir algumas etapas úteis.
Primeiro, utilize uma senha de acesso exclusiva para cada serviço em que estiver cadastrado. Desta forma, após a interceptação de uma senha, hackers serão impedidos de utilizá-la para outras plataformas, como e-mail ou outros serviços ou redes sociais.
A segunda, ativa o sistema de autenticação em duas etapas, que permite a aplicação de uma segunda camada de segurança, pois os usuários devem confirmar acesso à sua conta sempre que tentar acessá-la e fazê-lo a partir de um dispositivo tão pessoal quanto um telefone celular.
Se você deseja registrar esta opção no Instagram, vá para Seção de configurações > Autenticação em duas etapas e siga as instruções para proteger sua conta sempre que você entrar em um telefone ou computador.
