Algumas vozes alertaram que a rede social de microblogging Tumblr havia desaparecido da App Store, loja de aplicativos da Apple para iPhone e iPad. Nenhuma outra informação havia sido revelada até agora, quando o próprio Tumblr publicou um comunicado explicando os motivos. E é que em qualquer um de seus blogs o material que abusa de menores caiu Algo que se choca diretamente com as políticas de uso da App Store da Apple. Assim, ele não conseguiu evitar sua expulsão temporária da plataforma, além de ter que limpar a consciência e o conteúdo.
Aparentemente, e segundo as palavras dos responsáveis pelo Tumblr, a luta para criar um ambiente seguro para todos os utilizadores não é fácil. E, às vezes, esses casos ocorrem em que o conteúdo pedófilo se infiltra. Na declaração, o Tumblr explicou como funciona sua verificação constante de conteúdo ilegal. Para fazer isso, todas as fotos e conteúdos postados nesta rede social são verificados e checados em um banco de dados cheio de postagens de abuso infantil compartilhado pela indústria .
Dessa forma, caso seja detectada alguma coincidência entre as fotos carregadas e as fotos reconhecidas como abuso infantil neste banco de dados, elas são proibidas e removidas da rede social. O problema neste caso é que o conteúdo publicado no Tumblr não foi incluído na referida base de dados.Algo que nos permitiu contornar as barreiras de segurança desta rede social.
Como consequência, quando a Apple soube dessa situação, implementou suas próprias barreiras de segurança, defendidas por suas políticas de uso. E é que o caráter paternalista da Apple é eficiente nessas situações. Assim, acabou expulsando o Tumblr da App Store para que nenhum usuário possa baixar e acessar este aplicativo. Claro, também não é uma medida eficiente porque o Tumblr tem uma versão web que pode ser acessada pelo navegador.
Presumivelmente, o Tumblr estará de volta na App Store em alguns dias. Seus administradores já informaram que material pedófilo foi totalmente removido Além disso, segundo o Engadget, o Tumblr começou a fechar blogs conhecidos pela sigla NSFW (Not Safe For Work or not safe to review at work), que contenham publicações pornográficas, embora dentro da lei.Uma medida que pode ser um pouco exagerada, mas que ajudaria este aplicativo a evitar novos problemas relacionados ao conteúdo sensível que costuma rolar em seus diferentes blogs.