Esses 8 aplicativos famosos desaparecem devido a um possível golpe
Índice:
Oito aplicativos incluídos na Android Play Store teriam formado um 'esquema de fraude publicitária que poderia ter roubado milhões de dólares'. Sete dos oito aplicativos descobertos pertenciam, todos eles, ao mesmo desenvolvedor, a Cheetah Mobile, empresa chinesa listada na Bolsa de Valores de Nova York. Uma empresa, aliás, que já teve problemas no passado quando foi acusada de práticas fraudulentas por uma firma de investimentos short-selling, algo que a empresa acusada negou categoricamente, segundo o BuzzFeed.
8 aplicativos que enganaram o Google
O oitavo dos aplicativos, embora não pertença à Cheetah, tem vínculos com a empresa. Este aplicativo é de propriedade da Kika Tech, empresa que recebeu um grande investimento dela em 2016. Ambas as marcas afirmam que seus aplicativos têm nada menos que 700 milhões de usuários ativos por mês. A própria página do BuzzFeed já vinha denunciando essa prática há algum tempo, que consistiria em um suposto esquema de fraude publicitária que rastreia o comportamento do usuário em dezenas de aplicativos Android para gerar tráfego falso e assim roubar dinheiro dos anunciantes. Desta forma, a Google denunciou o roubo de mais de 10 milhões de dólares, tanto ao grande G como aos seus parceiros, eliminando posteriormente inúmeras aplicações que seguiam este esquema.
Na verdade, os usuários do aplicativo não perdem dinheiro com esse esquema fraudulento. A única desvantagem que sofrem é o esgotamento da bateria e o misterioso consumo de dados da Internet, consequência das transações fraudulentas causadas por esses aplicativos. Esse possível esquema de fraude baseia-se no fato de que muitos desenvolvedores de aplicativos pagam uma taxa aos parceiros que ajudam a obter aplicativos baixados pelos usuários. A empresa Kochava descobriu em um relatório que aplicativos das empresas Cheetah e Kika Tech podem estar rastreando usuários quando baixam novos aplicativos, usando esses dados para reivindicar dinheiro para o download, totalmente inapropriado. Essa prática é conhecida como 'Inundação de cliques' ou 'Injeção de cliques'.
Quais são os aplicativos afetados?
8 aplicativos muito populares e que você provavelmente já teve em seu celular alguma vez. São as seguintes.
- Clean Master. Algo como o equivalente móvel do aplicativo Ccleaner para PC. Um aplicativo que limpa seu celular de arquivos inúteis e otimiza sua memória RAM.
- Security Master. Um dos muitos antivírus que povoam o repositório oficial de aplicativos do Google Play.
- CM Launcher 3D. Um lançador de aplicativos com uma interface 3D bem colorida e atraente para o público em geral.
- Kika Keyboard. Um teclado com mil e uma funções como stickers, emoticons, etc.
- Battery Doctor. Um dos aplicativos de gerenciamento de bateria mais populares. Alegou garantir a saúde da sua bateria, adaptando a carga para otimizar seu uso e com ferramentas úteis como a calibração.
- Cheetah Keyboard. Outro teclado com tantos outros recursos adicionados.
- CM Locker. Uma ferramenta de segurança para criptografar aplicativos instalados em seu celular.
- CM File Manager. Um gerenciador de arquivos do Android para localizar todas as pastas do seu telefone.
Via | BuzzFeed
