Apple remove dois aplicativos por enganar usuários de iPhone com Touch ID
Apesar de sua rígida política de segurança na App Store, desta vez a Apple não se livrou de aplicativos maliciosos. Especificamente, a empresa teve que retirar da loja dois aplicativos que estavam fraudando os usuários do iPhone com o Touch ID. "Fitness Balance" e "Calories Tracker" prometiam controlar o peso, calculando calorias ou índice de massa corporal de graça,mas o que acabaram fazendo foi cobrar um valor justo alta taxa sem notificá-lo claramente com antecedência.
Quando os utilizadores colocavam o dedo no leitor de impressões digitais do iPhone, as duas aplicações cobravam-lhes um valor de 140 euros sem que os proprietários do dispositivo se apercebessem.Basicamente, apareceu uma janela pop-up a indicar que iam ser carregadas. A verdade é que demorou apenas dois segundos a desaparecer, o que impossibilitou a leitura da mensagem informativa. Além disso, tendo um cartão de crédito ou débito vinculado à conta da Apple, o dinheiro era sacado imediatamente.
Um usuário do Reditt explicou no fórum que uma vez que um desses dois aplicativos foi baixado, eles foram obrigados a manter o dedo na impressão digital. Depois era quando aparecia o pop-up para pagar pelo app. Mas, já tendo colocado o dedo no Touch ID e esta janela desaparecendo em apenas dois segundos, o pagamento continuou sem que o dono do telefone percebesse.
A Apple já tomou medidas e removeu os dois aplicativos maliciosos da App Store neste fim de semana. A empresa devolverá todo o dinheiro roubado aos afetados no prazo máximo de um mês. A verdade é que, apesar de ser uma farsa, as candidaturas tiveram avaliações muito positivas, embora seja possível que tenham sido escritas por pessoas relacionadas. Para que você tornar-se uma ideia, o Fitness Balance teve uma pontuação média de 4,3 estrelas de um total de cinco, o que torna ainda mais difícil distinguir aplicativos maliciosos de outros que não são. De tuexpertoapps aconselhamos a não baixar aplicativos de desenvolvedores desconhecidos para evitar problemas.