Google Fotos não permite armazenamento ilimitado para alguns vídeos
O Google Fotos é um dos aplicativos mais usados para salvar imagens e vídeos, justamente por oferecer espaço ilimitado. A verdade é que esta situação já não é tão ideal para alguns utilizadores que guardam as suas memórias na app. Desde o último dia 6 de dezembro, a empresa realizou uma pequena restrição em relação aos formatos de vídeo suportados.
Atualmente, o Google Fotos oferece apenas armazenamento ilimitado para determinados formatos de vídeo, incluindo: mpg, .mod, .mmv, .tod, .wmv, .asf, .avi, .divx, .mov, .m4v, .3gp, .3g2, .mp4, .m2t, .m2ts, .mkv . Os restantes formatos de vídeo podem continuar a ser carregados no Google Fotos, mas ocuparão espaço no serviço Google Drive. Uma vez que a grande maioria dos dispositivos grava em .mov ou .mp4 não haverá problema em salvá-los no aplicativo sem ocupar espaço na conta.
A empresa coloca mais impedimentos para formatos muito pesados como VOB ou RAW. O primeiro deles é um dos mais comuns no armazenamento de transferências de áudio e vídeo em DVDs. Um arquivo VOB pode incluir vídeo, áudio, legendas, conteúdo de navegação e menus de DVD, todos juntos para transmissão. Por sua vez, o formato RAW é típico de câmeras SLR digitais. Arquivos neste formato são muito pesados, a ponto de um vídeo de apenas um minuto pode ocupam quase 10 GB.
Do Android Police, eles garantem que é possível que muitos usuários tenham feito algum tipo de truque para enviar arquivos grandes para o aplicativo em formatos desse tipo, aproveitando o armazenamento gratuito. A verdade é que do Google ainda não deram explicações e não comentaram. No entanto, não é uma notícia muito drástica para a maioria dos usuários do Google Fotos,como os formatos padrão usuais continuarão funcionando bem.
