Como ativar o reconhecimento facial no Google Fotos
Nos EUA, os usuários do Google Fotos têm mais facilidade para organizar as fotos das pessoas do que nós. No país americano, o Google tem permissão para reconhecer facialmente as pessoas e agrupá-las no mesmo álbum, para que possamos depois compartilhá-las com elas ou, simplesmente, ter todas as nossas imagens melhor organizadas. O que acontece na Europa? Que o Google preferiu ignorar esta função por motivos de leis de privacidade.
Uma observação sobre esta função.O Google não 'reconhece' rostos, ou seja, não consegue (ainda) dizer a que contacto pertence a pessoa que tirou na sua fotografia. Claro, até você dizer quem ele é. Nesse momento, se você tiver o reconhecimento facial ativado, o Google Fotos poderá dizer quem está na foto e agrupar todas as imagens em um álbum. Ele poderá fazer isso até mesmo com nossos animais de estimação.
Mas claro, não estamos nos Estados Unidos. O que devemos fazer, então, para que a função apareça? Bem, muito fácil. Teremos que baixar um aplicativo que 'engana' nosso Google Fotos e faz crer que na verdade estamos nos Estados Unidos e não na Espanha. Um aplicativo muito útil para isso é o Tunnelbear, gratuito embora com funções pagas (que não precisaremos para o nosso propósito) e cujo arquivo de instalação tem um peso de 16 MB.
Para que seu celular detecte que estamos, aparentemente, nos Estados Unidos, basta instalar e abrir o aplicativo Tunnelbear. Para poder usá-lo, temos que criar uma conta com nosso endereço de e-mail Por padrão, quando abrimos pela primeira vez, o país da América do Norte aparecerá e simplesmente teremos que ligar o interruptor. Agora, basta abrir o aplicativo Google Fotos para ativar o reconhecimento facial, que já temos disponível.
Abrimos o aplicativo Google Fotos e vamos nos concentrar no menu de hambúrguer de três linhas que temos na parte superior esquerda da tela. Pressione e uma tela lateral se abrirá onde teremos que clicar em 'Configurações'.
Uma vez dentro das configurações, devemos clicar na nova opção que aparecerá, 'Agrupar faces semelhantes'.Nesta tela ativaremos o botão 'Agrupar por rostos', atribuiremos um rosto com uma etiqueta pessoal e, além disso, poderemos escolher se queremos que o Google Fotos nos reconheça mais facilmente nas fotos de nossos contatos para que possamos vê-lo mais tarde, se você compartilhá-los conosco. Finalmente, também podemos decidir se queremos agrupar nossos animais de estimação como se fossem pessoas.
Agora vamos ver como o álbum de rostos foi criado. Vamos olhar para a barra inferior da tela, onde podemos ver várias seções: 'Fotos', 'Álbuns', 'Assistente' e 'Compartilhar'. Clique na seção 'Álbuns'. No topo da tela temos vários álbuns criados, tanto por padrão pelo aplicativo quanto por nós. Um desses álbuns deve ser 'Pessoas e animais de estimação'. Se entrarmos no álbum, podemos compartilhar os 'rostos' com seus proprietários na seção 'Compartilhar como álbum' ou uma fotografia específica.
