Apple redefine o certificado de aplicativos do Facebook e do Google para iOS
Índice:
- Os aplicativos do Google também foram restaurados
- As tensões entre Google, Facebook e Apple são evidentes
A Apple restaurou o certificado de aplicativos do Google para iOS. Ainda ontem soubemos que o Facebook e o Google tiraram partido de um certificado exclusivo concebido para uso interno de empresas.
A empresa de Cupertino considerou que tanto a Google como o Facebook a utilizaram de forma abusiva, com o objetivo de registar e monitorizar a atividade dos utilizadores. Horas antes, havia sido noticiado que a empresa de Mark Zuckerberg, o Facebook, havia chegado a pagar a usuários jovens para instalar uma VPN em seus iPhones para espioná-los.As políticas da Apple proíbem expressamente esta prática.
O fato é que poucas horas depois, a empresa Apple restaurou os chamados "certificados de desenvolvimento de negócios". Isso foi confirmado pelo Facebook para Mike Isaac, jornalista do New York Times. Isso significa que, a partir de agora, aplicativos iOS internos voltarão a funcionar normalmente.
Os aplicativos do Google também foram restaurados
Na noite desta quinta-feira, a empresa Apple também restaurou o acesso do Google aos seus próprios aplicativos internos para iOS. Horas antes, havia restaurado o acesso a aplicativos privados do Facebook, também para iPhone.
Um porta-voz do Google explicou à Ars Technica que, de fato, seus aplicativos foram restaurados novamente.Assim como o Facebook, Apple restringiu o acesso – bloqueando o certificado – para determinados aplicativos privados, o que permitia à empresa acessar as informações do usuário em seu próprio benefício.
O meio TechCrunch explicou ontem que o Google distribuiu um aplicativo chamado Screenwise Meter para usuários com 18 anos ou mais. O problema é que o teria feito, nada mais e nada menos que desde 2012, utilizando o certificado empresarial que a Apple disponibiliza às empresas para que possam utilizar as suas aplicações internamente. Como se isso não bastasse, o aplicativo seria capaz de coletar e armazenar dados de usuários iOS, ignorando as políticas de privacidade definidas pela Apple em sua loja de aplicativos
As tensões entre Google, Facebook e Apple são evidentes
O conflito tem causado tensões gritantes entre as três empresas. E não é à toa. Por sua vez, o Facebook estava em contato permanente com a equipe da Apple para resolver o incidente o mais rápido possível Não é de surpreender que o acesso a aplicativos internos seja essencial para a realização todos os tipos de testes.
Aconteceu exatamente a mesma coisa com o Google. O de Cupertino verificou que a empresa violou as condições impostas, pelo que as aplicações internas (que não são poucas) da Google foram bloqueadas. Isso incluiria, por exemplo, aplicativos como Google Maps, Hangouts ou Gmail, que são os mais importantes. No entanto, parece que os afetados teriam sido muitos mais. Agora os certificados foram restaurados, mas é evidente que esse uso indevido gerou a discórdia.
Depois que o problema se tornou público e as ações do Google foram descobertas, a empresa rapidamente se desculpou. Na verdade, imediatamente depois desabilitou o funcionamento do controverso aplicativo: Screenwise Meter.