Índice:
- Quais são os 3 métodos que o WhatsApp usa para combater o SPAM?
- WhatsApp trabalha ativamente para proteger os usuários de SPAM, essas não são as únicas medidas
Existem mais de 1,5 bilhão de pessoas usando o WhatsApp, no entanto, nem todo mundo quer dizer bom dia e dizer como se divertiram neste fim de semana. Milhares de bots e spammers tentam bombardear sua caixa de entrada todos os dias. Porém... como o WhatsApp gerencia o SPAM? A empresa tem um desafio muito importante, detectar essas contas sem ler as mensagens
Como você bem sabe, o WhatsApp criptografa as mensagens de ponta a ponta, portanto não consegue ler as conversas.No entanto, o WhatsApp garante que todos os meses apaga mais de 2 milhões de contas e tudo isso graças aos seus complexos algoritmos de inteligência artificial. Essas contas tentam espalhar boatos falsos, virais e todos os tipos de informações "perigosas" para o usuário O Facebook sabe que deve combater isso e está trabalhando ativamente nisso.
Quais são os 3 métodos que o WhatsApp usa para combater o SPAM?
Como mencionamos, o WhatsApp não pode ler suas mensagens para detectar contas de SPAM. Essa é a principal razão pela qual você só tem 3 maneiras diferentes de saber se uma conta é SPAM, um bot ou algum tipo de bot não humano. O WhatsApp deixa claro que sua ferramenta foi projetada para trocar informações privadas, não para milhares de bots bombardeá-lo todos os dias.
O que O que o WhatsApp faz é controlar as ações do usuário, analisando alguns dados anexados à conta, sem a necessidade de descriptografar uma única mensagem.
Uso das informações do registro, uma etapa muito importante
Este é o primeiro momento, ou método, que o WhatsApp usa para detectar se uma conta é falsa. Por meio do número, o algoritmo encarregado de controlar o cadastro utiliza informações básicas como o IP, a operadora e alguns outros dados para detectar contas maliciosas. Além disso, também é capaz de saber se um PC está tentando registrar contas em massa O WhatsApp garante que 20% dos banimentos sejam feitos no momento da abrindo uma nova conta.
Detecção do número de mensagens enviadas por cada usuário
Outro dos momentos-chave para combater o SPAM é estar atento à movimentação das contas. Bots geralmente enviam uma quantidade brutal de mensagens.Além disso, essas contas não costumam estar "Escrevendo..." em nenhum momento, pois enviam mensagens automaticamente. Se uma conta enviar 100 mensagens em 10 segundos, após 5 minutos de abertura, ela será encerrada imediatamente.
Além disso, o algoritmo responsável pelo controle de SPAM também é capaz de detectar o envio de links maliciosos Esses links, marcados como suspeitos, eles querem evitar acidentes embaraçosos que possam ocorrer. Nesses casos, é possível até sair de um grupo e evitar ser incluído novamente.
Através de relatórios de usuários
Por fim, o WhatsApp também usa relatórios para detectar contas suspeitas. No entanto, o WhatsApp possui um mecanismo muito avançado que permite que seus amigos não possam banir você se ficarem com raivaBem, o WhatsApp analisa se as contas que estão denunciando você interagiram com você dias antes disso. Nesse caso, uma verificação manual pode ser realizada.
WhatsApp trabalha ativamente para proteger os usuários de SPAM, essas não são as únicas medidas
Como você bem sabe, o aplicativo deixa bem claro que deve proteger os usuários de SPAM. Nas últimas semanas, algumas mudanças foram feitas, como o limite recente que não permite o encaminhamento de mensagens para mais de 5 contatos. É até capaz de procurar contas de bot em APKs modificados para Android (clientes não oficiais do WhatsApp).
O mesmo acontece no aplicativo do Facebook, pois eles devem detectar SPAM sem ler as mensagens. Alguns governos pedem ao Facebook (dono do WhatsApp e também do Instagram) para revelar a origem de mensagens falsas e trotes, mas isso exigiria quebrar uma criptografia que o WhatsApp não está disposto violar.Adoramos que o WhatsApp leve sua privacidade a sério, com um nível tão alto de usuários e sem esse controle, as consequências podem ser devastadoras.