A trapaça vai acabar no Spotify. Ou pelo menos vão tentar acabar com eles a partir de 1º de março, quando o serviço terá carta branca para banir ou bloquear usuários que usam ferramentas para burlar seus anúncios. Obviamente, estamos falando da versão gratuita do Spotify, que inclui limitações e anúncios entre as músicas da sua lista de reprodução. E talvez você não saiba que adblockers e outras ferramentas para pular o , mas agora você deve saber que pode ser expulso do serviço de música gratuito e para o cartão se você não jogar de acordo com as regras corretas.
Isso agora está detalhado nos novos termos de serviço do Spotify, que acaba de ser renovado para evitar quem trapaceie com seu modelo de negócios. Eles especificam que os usuários que instalarem software para "impedir ou bloquear anúncios no serviço Spotify ou criar ou distribuir ferramentas projetadas para bloquear anúncios no serviço Spotify" serão bloqueados no serviço. Algo que ganhará significado e valor a partir do próximo dia 1º de março, quando estes novos termos de serviço entrarão em vigor.
Dessa forma, se o Spotify detectar que o usuário instalou sua versão de desenvolvimento (Spotify Dogfood), que não possui , ou algum tipo de ftware, programa ou aplicativo bloqueador de anúncios, impedirá que o usuário reproduza música. Algo lógico considerando que os spots publicitários são a base do seu modelo de negócio, e que o bloqueio simularia o uso da versão Premium ou paga do serviço.
A medida também chega em um bom momento para o Spotify. O serviço de música sob demanda apresentou seus resultados do último trimestre, mostrando que foi momentaneamente rentável pela primeira vez em sua história. Com pouco mais de 207 milhões de usuários, apenas 94 milhões são usuários pagos, e cerca de 2% dos usuários gratuitos usam aplicativos ou programas para pular o arquivo . Assim, a plataforma de música decidiu agir sobre o assunto e evitar essas práticas.
Agora resta saber o que acontece a partir do mês de março, se os usuários piratas voltarem para entre as músicas, ou se decidirem pagar pelo serviço sem limites. Claro que as medidas são mais rígidas, então os resultados devem acompanhar. Cuidado para não usar software não autorizado, isso pode tornar sua vida musicalmente mais entediante.