Se você é um dos usuários regulares do Waze no iPhone, não hesite em atualizar este aplicativo para se beneficiar das novas melhorias que sua última atualização traz. E se você ainda não é um usuário, pergunte-se se o Google Maps ou o Apple Maps não podem fazer mais por você enquanto dirige. A questão é que Waze agora suporta atalhos do assistente Siri Uma boa forma de economizar tempo e desespero na hora de pedir um endereço com uma simples voz de comando.
Siri Shortcuts é um recurso que vem com iOS 12 e permite agendar tarefas simplesmente dando um comando de voz. Ou seja, pedir um resumo das notícias ao dar bom dia, fazer uma divisão ao pedir para fazer as contas, ou o que precisarmos. Bem, agora o Waze, que é um aplicativo do Google, está totalmente integrado aos atalhos do assistente Siri na Apple. Tudo isso para poder pedir por voz para ser levado direto para casa, e não perder tempo procurando o endereço dentro do aplicativo GPS.
A primeira coisa a fazer é baixar a última versão disponível do Waze na App Store. Feito isso, podemos ir para o aplicativo de atalhos Siri, onde devemos realizar uma configuração simples. Consiste em programar a reação deste assistente a uma ordem específica. Nesse caso, pode ser ativar o Waze com nosso endereço residencial pedindo “ei Siri, me leve para casa”,por exemplo.Para fazer isso, você deve primeiro configurar o atalho da Siri, é claro.
Para isso, acesse o menu Configurações e procure a seção do assistente Siri. Aqui está uma boa lista de aplicativos e serviços compatíveis, onde o Waze agora também é encontrado, bem no final da lista. Ao clicar nesta opção podemos pesquisar os atalhos relacionados com esta aplicação, o que nos permite ver sugestões, atalhos já criados ou recentemente utilizados. Se clicarmos no ícone +, podemos criar um novo atalho Siri para o Waze do zero. Só temos de selecionar a função e gravar a ordem de voz com a qual queremos lançar esta funcionalidade.
No momento, o Waze permite que você use os atalhos da Siri para iniciar a navegação com rotas comuns, como o caminho para casa ou para o trabalho, por exemplo.Além disso, é possível lançar ordens para controlar detalhes do aplicativo GPS como alertas sonoros durante a condução Pequenos detalhes que nos permitem dirigir sem distrações, interagindo com o aplicativo sem nem tocar na tela do celular.
Uma vez criado o atalho, basta invocar o assistente e dizer o comando criado na receita para obter a reação que procuramos, que seria abrir o Waze com o endereço residencial automaticamente. Dessa forma não perderíamos tempo abrindo o aplicativo e especificando a rua. Tudo seria feito e começaria com um único comando de voz, enquanto colocávamos o celular no painel.
No momento, isso é tudo que a Siri pode fazer por nós quando se trata do Waze. Se você quiser procurar postos de gasolina próximos, tocar música enquanto navega ou adicionar uma parada, você terá que fazer isso manualmente diretamente no aplicativo Waze.No entanto, é um grande avanço que o Google permita que você use uma de suas ferramentas mais úteis enquanto dirige em celulares da Apple. Pode não ser uma panacéia, mas se você se acostumar a usar esses comandos de voz, aprenderá a aproveitar muito mais seu iPhone e a inteligência de sua Siri assistente.
