WhatsApp imita Instagram e ordena status por importância
Índice:
WhatsApp está prestes a passar por uma grande mudança com um de seus recursos mais populares, o WhatsApp status O aplicativo de mensagens está testando um novo algoritmo que classificará as postagens por importância, assim como o Instagram. Até agora, o WhatsApp ordenava os estados em ordem cronológica.
Como podemos ler no Mashable, o WhatsApp já está testando esse recurso em alguns usuários de iPhone no Brasil, Espanha e Índia. Ao que tudo indica, a empresa tem planos de lançar essa novidade mundialmente em breve.
Como os estados do WhatsApp são ordenados com o novo algoritmo?
As publicações são organizadas por ordem de importância para nós, através de um complexo software que as gerencia. WhatsApp escolherá primeiro os status que são mais relevantes para nós em vez de mostrá-los em ordem cronológica. Muitas pessoas se perguntam como o WhatsApp pode saber disso. O algoritmo é baseado na interação com os usuários em questão, quantas vezes olhamos seu status, frequência de conversa com contatos, etc.
Não estamos nem um pouco surpresos que o WhatsApp tenha tomado essa decisão. É uma das coisas mais comuns de todos os aplicativos do Facebook. Com certeza tudo isso tem a ver com o , que está prestes a atingir os estados do WhatsAppO WhatsApp garante que o aplicativo não violará a privacidade dos usuários, ao contrário do que faz no Facebook e no Instagram.
WhatsApp coletará essas informações diretamente no telefone de cada usuário e não irá para os servidores do WhatsApp, jamais. Porém, por meio de cópias de segurança, essas informações poderiam ser armazenadas em seus servidores, ainda que criptografadas. O Facebook avançou muito com o novo algoritmo, e a verdade é que muita gente ainda discorda da mania do gigante de ordenar os posts por relevância.
Uma mudança positiva para os usuários?
Tudo depende do número de contatos que carregam status. Se houver muitos estados, um algoritmo como esse pode nos permitir ver os que são mais interessantes para nós. No entanto, se houver poucos deles, pode até ser prejudicial, ocultando postagens muito recentes de nós ou fazendo-nos ver alguns que já vimos.O que sabemos é que essa mudança não acontecerá da noite para o dia. Mais de 450 milhões de pessoas usam status todos os dias e até agora esse recurso nem chegou ao Android. É possível que não o vejamos oficialmente por meses... Mas a mudança já começou, e temos quase certeza que será para ficar...