Apple unificará aplicativos iOS e macOS em 2021
Índice:
Não é nada novo, a Apple anunciou mais uma vez que combinará os aplicativos feitos para iPhone, iPad e macOS em 2021 O bom disso tudo é que alguns anos atrás ouvimos o mesmo discurso. A Apple disse que desta forma os desenvolvedores terão apenas que criar um aplicativo simples, conhecendo apenas um tipo de código para iPhones, iPads e Macs.
Já foi lançado o projeto que regerá essa unificação, que se chama Marzipan A Apple falou sobre isso na Conferência Mundial de Desenvolvedores de ano passado.Sabemos que a Apple iniciou essa tarefa unificando os aplicativos Home, Stocks, News e Voice Memo diretamente entre iOS e macOS 10.14 Mojave. No entanto, combinar todos os tipos de aplicativos será um passo muito maior.
Como será possível portar aplicativos do iOS para o macOS?
A Apple sabe que lançar um único aplicativo universal para todos os dispositivos será um grande passo, e por isso está lançando um SDK com o qual os desenvolvedores poderão portar todos os seus aplicativos iOS para o macOS. Há rumores de que este novo SDK poderá ser apresentado este ano na WWDC, a conferência mais importante da Apple focada em desenvolvimento. Não confundir com os famosos keynotes, onde normalmente são apresentados os produtos.
Esse passo na indústria não é nada novo, já que a Microsoft já queria fazer isso com Universal Apps, um conceito que talvez não tenha dado certo devido ao retumbante fracasso do Windows Phone. A Microsoft queria lançar os mesmos aplicativos no Windows, tablets e celulares com o sistema operacional Windows.No entanto, a Apple disse na época que manteria o iOS e o macOS separados.
É uma mudança real? Será que finalmente chegará?
Nós nos fazemos essa pergunta porque já faz alguns anos que as pessoas não ouvem falar sobre o assunto. Porém, com a grande potência do iPad Pro e o que tem diminuído o desempenho dos MacBooks (não dos Pros), é possível que essa mudança venha conforme eles comentaram. Agora, temos certeza de que este tipo de aplicativos serão apenas aqueles de natureza menos profissional. Bem, hoje é praticamente impossível pensar em um aplicativo como o Photoshop que pudesse rodar em ambos os sistemas em plena capacidade.
No entanto, no futuro, é possível que isso seja alcançado. Mas acreditamos que portar esse tipo de apps mais pesados e profissionais não será algo que será feito em 2021, é possível que ainda f altem mais alguns anos e alguns avanços no ambiente mobile.Embora nessa altura seja possível que os telemóveis, tablets e portáteis já sejam os mesmos, quem sabe…
Fonte | Bloomberg