Um bug do WhatsApp ignora o Touch ID do iPhone
Várias semanas depois que o WhatsApp introduziu a capacidade de proteger conversas usando Touch ID ou Face ID no iOS, o recurso está de volta aos noticiários. Dessa vez por problemas de segurança,que podem colocar em risco a privacidade dos dispositivos Apple. Um usuário do Reddit descobriu a possibilidade de acessar o serviço de mensagens, apesar de estar protegido por impressão digital ou reconhecimento facial. A entrada é viável ao tentar compartilhar qualquer arquivo, desde que a opção após 1 minuto, 15 ou uma hora esteja ativada nas opções de privacidade.
WhatsApp disponibiliza aos usuários do iOS quatro intervalos de tempo para configurar a identificação biométrica: "Imediatamente", "Após 1 minuto", "Após 15 minutos", "Após 1 hora ». No caso de escolher qualquer opção diferente de “imediatamente”, de acordo com este usuário do Reddit, será possível acessar todos os chats quando o arquivo for compartilhado dentro desse intervalo de tempo.
Uma vez lá dentro, você pode ficar o tempo que quiser. No entanto, no caso de sair novamente, será necessária a identificação com impressões digitais ou reconhecimento facial, ou compartilhar um arquivo novamente. Esse é um bug bastante importante e que está dando muito que falar, já que, justamente, a proteção com Touch ID ou Face ID foi pensada para que qualquer o usuário não consegue bisbilhotar nossas conversas do WhatsApp.
Do WhatsApp eles já reconheceram o erro à Reuters, confirmando que estão trabalhando para encontrar uma solução para este problema Até agora acontecer, a empresa recomenda que a opção de bloqueio seja ativada "imediatamente" para impedir o acesso de terceiros ao aplicativo. Imaginamos que em questão de dias ou semanas eles lançarão uma nova atualização corrigindo o erro. Estaremos muito atentos para informá-lo assim que for o caso.