Facebook encerra seu aplicativo Onavo VPN que estava espionando os usuários
Em 2013, o Facebook adquiriu a Onavo, uma startup israelense cujo aplicativo focava na redução do uso de dados, embora posteriormente tenha focado na proteção da privacidade. A verdade, embora soe irônica, diferentes relatos foram dando pistas ao longo do tempo de que a Onavo fazia exatamente o contrário: espionando os usuários. De fato, desde 2016, o Facebook paga usuários entre 13 e 35 anos pela instalação do Facebook Research (atualmente Onavo Atlas), uma VPN que permitiu a plataforma para ter informações sobre toda a atividade na web, e isso foi criado graças à compra desta empresa israelense.O estudo resultou na remoção do Facebook do Google Play, algo que a Apple já fez da App Store em agosto passado.
Jovens e adultos podem acessar a Pesquisa do Facebook por meio de um formulário. Uma vez registados, recebiam o ficheiro de instalação para iOS ou Android, e depois um pagamento de até 20 dólares por mês (cerca de 17 euros para trocar). Este valor pode aumentar, pois foi possível obter uma quantia de 10 dólares por cada indicação, portanto, como afirmam alguns usuários, permitiu-lhes arrecadar mais de mil dólares em alguns meses.
O objetivo desses pagamentos era obter dados privados, usando essa VPN como um gancho em troca de dinheiro. Dados como troca de mensagens privadas, arquivos baixados ou até histórico de navegação.A polémica vai mais longe, já que este serviço não só aceitava adultos, mas também menores, crianças a partir dos 13 anos. Da mesma forma, o aplicativo Onavo Atlas alertou que se o aplicativo fosse instalado no dispositivo móvel de um menor, o pai ou a mãe seriam recompensados da mesma forma como se fossem adultos.
A resposta do Facebook assim que o escândalo estourou foi que, segundo dados do programa Research, menos de 5% dos usuários da plataforma eram menores de idade. No entanto, a apropriação indevida de dados privados é evidente. Agora o Facebook, sem a Onavo como método poderoso de pesquisa de mercado, tem um pouco mais de complicação.
