Índice:
As operadoras aceitaram um desafio que muitos pensavam que nunca aconteceria, fornecendo aos usuários uma quantidade de dados móveis que nunca poderíamos ter imaginado. Mas… para onde vão todos esses dados móveis? Quais aplicativos são responsáveis por nossas taxas de 1 GB terem desaparecido para dar lugar a pacotes de 15 ou 20 GB? Você provavelmente já imaginou isso, mas os aplicativos de streaming de vídeo são os principais culpados.
Entre os maiores, YouTube gasta 37% de todo o tráfego móvel globalE isso é, em termos globais, mais de um terço dos dados gastos globalmente. Um número nada insignificante que confirma a gigante do vídeo como a grande responsável pelo aumento dos gastos com dados móveis.
Que outros aplicativos consomem todos os seus dados?
Entre os demais responsáveis, não só o YouTube é o único culpado por um aumento de gastos com dados no mundo Facebook faz gastar 8,4 % de dados, Snapchat 8,3%, Instagram 5,7% e navegação na web ou WhatsApp ficam abaixo de 5% com 4,6% e 3,7%, respectivamente.
É realmente curioso ver como o Snapchat pode consumir dados tão brutais ao contrário do Instagram, um aplicativo que tem muito mais interação . Isso nos mostra o quão bem otimizadas ou compactadas as imagens ou vídeos no Facebook ou Instagram são comparadas com aplicativos como o Snapchat.Podemos observar tudo isso graças ao gráfico statista. Esses dados são extraídos de um estudo da sandvine que vai muito além e fala sobre as diferenças e tendências entre as regiões.
Tráfego de upload e download em diferentes regiões do mundo
Neste segundo gráfico podemos ver que existem algumas diferenças no gasto de dados entre Ásia-Pacífico, Egito Antigo, Europa, América Latina América e América. E ainda vemos a variação entre aplicativos que geram mais tráfego de download e mais tráfego de upload.
YouTube se posiciona como o vencedor absoluto do download em todas as regiões do globo É o líder indiscutível. Em segundo lugar, podemos ver como a posição é disputada entre os vídeos do Instagram, Snapchat e Facebook, os primeiros dominando na América Latina, Europa e América, enquanto o Snapchat varre o Egito Antigo e os vídeos do Facebook triunfam na área da Ásia-Pacífico.Em terceiro lugar, as coisas já mudaram muito e tanto Facebook, Netflix e até HTTP2 sobre TLS podem ser vistos nas estatísticas.
Em termos de tráfego de upload, Google domina na América Latina, iCloud na América (com clara predominância do iPhone sobre Android) e Instagram varre a Europa. É curioso que o WhatsApp não apareça muito nos gráficos. O aplicativo é fácil de encontrar, o uso de dados é muito baixo em comparação com serviços como Facebook, YouTube ou Instagram.
Agora você sabe para onde estão indo todos os seus dados, use-os com sabedoria.
