Um dos criadores do WhatsApp recomenda que você exclua sua conta do Facebook
O cofundador do WhatsApp, Brian Acton, está incentivando os usuários do Facebook a excluir suas contas se quiserem manter sua privacidade segura. Acton esteve presente como palestrante em uma aula na Universidade de Stanford, onde explicou porque vendeu o WhatsApp para o Facebook, porque saiu, com duras críticas à plataforma por priorizar a monetização sobre a privacidade do usuário.
Acton explicou durante sua conferência que os usuários dão poder a redes sociais como o Facebook, e isso é o pior de tudo.“Nós compramos seus produtos. Nós nos registramos em suas páginas. Tem que deletar o Facebook, né?”, declarou o executivo. Brian Acton vendeu o aplicativo de mensagens para o Facebook por cerca de 17 bilhões de euros na reviravolta em outubro de 2014, mas não deixou a empresa até 2017. Desde então, tem sido uma voz muito crítica com a rede social, e não é por menos.
Facebook está atolado em diferentes escândalos sobre questões de privacidade. Uma das mais notórias foi a da Cambridge Analytica, em que milhões de contas foram entregues a terceiros sem nenhum tipo de controle. Na verdade, isso poderia ter afetado o resultado do Brexit britânico e os resultados das eleições de Donald Trump nos Estados Unidos em 2016.
Há apenas um mês, o Parlamento britânico se pronunciou sobre o assunto, acusando o Facebook de fazer negócios com os dados de seus usuários.Um relatório garante que a rede social violou intencionalmente e conscientemente as leis de privacidade de dados e práticas anticompetitivas. Não seria a primeira vez que Brian Acton fala mal do Facebook por seus problemas de privacidade. O empresário admitiu no passado que foi muito difícil para ele aceitar a venda do WhatsApp, era como se uma criança fosse tirada dele. Acton assumiu sua parcela de culpa e comentou que não há um dia em que não se arrependa de ter vendido a privacidade de seus usuários por um lucro maior.
