Rotinas do Google
As rotinas do Google chegaram ao sistema Android para deixar nossa vida muito mais confortável. São diferentes ordens que damos ao nosso Assistente Inteligente para realizar determinadas ações. Por exemplo, se quisermos simplesmente dizer 'lixo', o Google Assistente nos lembra, automaticamente (por isso as rotinas também são chamadas de 'automações'), que o baixamos todos os dias na hora que quisermos. Ou que, por exemplo, simplesmente dizendo 'seu especialista', o Assistente abre nossa página da web. É uma forma muito prática de dar comandos muito simples para realizar sequências um pouco mais complexas.
Para podermos criar as nossas próprias rotinas Google temos de descarregar a aplicação Google Home. Esta ferramenta é gratuita, não possui anúncios e tem 23 MB de tamanho. Uma vez instalado, na tela principal, vemos um dos ícones com o pequeno desenho de um sol chamado 'rotinas'. Nós pressionamos. Um pop-up aparecerá informando onde tocar as rotinas, em nosso dispositivo ou apenas nos alto-falantes do Google Home. Nas outras seções, podemos tentar ver como algumas rotinas predeterminadas como 'Boa noite' ou 'Bom dia' funcionam.
Se clicarmos em 'Gerenciar rotinas' veremos algumas das mencionadas anteriormente como rotinas padrão que podemos modificar. Mas vamos ao que nos interessa, que é criar nossas rotinas personalizadas.Para isso, clique no ícone '+' que temos na parte inferior da tela. Em ‘Quando…’ temos que configurar o comando de voz que vamos dizer, neste caso ‘garbage’.
Em 'O assistente deve' colocaremos o que queremos que o Google Assistente faça. Neste caso, 'adicione um lembrete para levar o lixo para baixo às 8 da noite'. Agora, quando salvarmos completamente a rotina, tente dizer 'Ok Google, lixo' e você verá como, automaticamente, ele colocará um aviso para, este tarde , avise que você deve jogar o lixo fora às 8.
Se queremos que uma página da web específica seja aberta apenas dizendo seu nome, fazemos o seguinte.
Pressione o sinal '+' novamente para criar a rotina. Em 'Quando...' dizemos o nome do site em questão, no nosso caso, 'yourexpert'. Em 'O assistente deve...' escrever 'abrir a página web tuexperto.com'. Assim de simples.
Se, por exemplo, o que queremos, por outro lado, é que ao dizer 'WhatsApp ' o aplicativo abre em 'Quando…' devemos escrever 'WhatsApp' e em 'O assistente deve…' escrever 'Abrir WhatsApp'.
Podemos também adicionar alguma outra ação multimídia, como tocar música, em nossa rotina. Por exemplo, quando você diz 'Boa noite', o dispositivo define o alarme em um determinado horário e reproduz sons para relaxar e dormir melhor.
Cuidado na hora de escolher as rotinas pois, às vezes, você tem que escolher muito bem a frase da seção 'O assistente deve…' porque há momentos em que o que colocamos não é eficaz para aquele Assistente executa a ordem exata que queremos.Às vezes pensamos que escolhemos a frase correta e, quando dizemos a palavra, o Assistente não executa a tarefa. Por isso, sempre recomendamos, uma vez criada a rotina, que o próprio usuário tente até que o Assistente consiga realizar a ação.
O melhor é soltar a imaginação e criar as rotinas que melhor se adequam a você no seu dia a dia. Afinal, o Google Assistente veio para facilitar nossa vida.
